SIMULADO: O perigo da escassez de água no Brasil
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Água e saneamento básico são considerados direitos humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar disso, há muito a avançar nesse campo para que toda a população brasileira tenha acesso a esses serviços essenciais para o desenvolvimento da vida. Segundo o Instituto Trata Brasil, atualmente 83,7% da população brasileira tem acesso a água tratada. Com isso, restam quase 35 milhões de pessoas sem acesso a esse serviço básico. Ao olhar para as regiões, no Norte, 57,5% da população é abastecida com água tratada, a menor taxa no país. No Nordeste, o abastecimento é de 73,9% da população. Já o Centro-Oeste conta com 89,7% da população atendida com água tratada. A região Sudeste possui a melhor porcentagem, 91,1%, seguida pelo Sul, com o índice de 90,5%. A distribuição desse bem comum ainda é um desafio a ser enfrentado em um país continental. Os sistemas nacionais perdem, em média, 39,2% da água destinada para o consumo humano. São 7,5 mil piscinas olímpicas de água perdida todos os dias, o que daria para abastecer mais de 63 milhões de pessoas em um ano, 30% da população brasileira.
https://gife.org.br/crise-hidrica-brasil-ja-perdeu-um-nordeste-e-meio-de-agua/
TEXTO II
https://cdn.folhape.com.br/upload/dn_arquivo/2021/09/0409-crise-ambiental-e-perda-de-superficie-de-agua-no-brasil-web.jpg
TEXTO III
https://www.assisramalho.com.br/2015/02/projeto-de-humberto-preve-alternativas.html
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O perigo da escassez de água no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Copyright © 2023 Contexto Online