SIMULADO: O déficit educacional dos jovens brasileiros e a vulnerabilidade à criminalidade

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


Vítimas de uma equação cruel formada famílias pouco estruturadas, distância da escola e oferta de ganho de dinheiro fácil, adolescentes brasileiros estão cada vez mais próximos de um destino desastroso ligado à criminalidade, especialmente ao tráfico de drogas. O cenário é cada vez mais preocupante e as estatísticas confirmam quem são as principais vítimas. Segundo dados da Fundação Casa de Bauru (SP), cerca de 65% dos 566 internos que passaram pela instituição entre janeiro e novembro desse ano, são jovens com idades entre 16 e 18 anos.E o mais assustador: dos 182 jovens que estavam internados na unidade de Bauru da Fundação Casa, segundo dados fechados em novembro, 118 deles, ou quase 65%, foram apreendidos por crimes relacionados ao tráfico de drogas. “Normalmente, o traficante não se arrisca e coloca alguém para se expor a uma ação policial, por exemplo. E, para isso, eles têm utilizado o adolescente, que é uma mão de obra mais barata”, explica o delegado Luiz Puccinelli, titular da Dise-Bauru. Essa história, que começa com o abandono pela família e por falhas da escola em manter os jovens dentro de suas salas, ganha fatores de cunho político e econômico, igualmente cruéis.

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2018/12/10/sem-familia-e-escola-por-perto-jovens-viram-alvo-facil-do-crime-organizado-em-bauru.ghtml


TEXTO II


Existe uma relação muito forte entre a educação de qualidade e a empregabilidade, pois todo esse processo tem forte influência na inclusão produtiva de jovens. A evasão escolar e/ou o déficit educacional causado pela pandemia cria sérios riscos para o presente e o futuro dessa, que é a maior geração de jovens da história do país. Os impactos também são sentidos na economia, com o risco de desengajamento e o aumento da lacuna de competências, além do impacto direto na produtividade do país e na capacidade do Estado de fazer investimentos em políticas sociais no curto, médio e longo prazo. A maior geração de jovens representa grande potencial para crescimento econômico e desenvolvimento social, mas além da pandemia, o país vive uma transição demográfica, onde em 2060, um em cada quatro brasileiros e brasileiras terá 65 anos ou mais. Por isso, esses investimentos precisam ser feitos agora. Amanhã pode ser tarde demais. (Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude — Conjuve).

https://contee.org.br/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico/


TEXTO III


https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/wp-content/uploads/sites/13/2018/05/charge_6.jpg



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O déficit educacional dos jovens brasileiros e a vulnerabilidade à criminalidade”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

[email protected]

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp