SIMULADO: O crescimento do consumo de drogas por jovens brasileiros
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que pode atuar sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) provocando alterações no seu funcionamento. Essas alterações podem variar de um estímulo leve, como o provocado por uma xícara de café, aos mais intensos, com a mudança na percepção de tempo, de espaço ou do próprio corpo, provocados pelas drogas alucinógenas. As drogas são classificadas em depressoras, estimulantes e perturbadoras, de acordo com a sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC): Depressoras, Estimulantes e Perturbadoras. Quanto à sua legalidade, são lícitas aquelas cuja lei permite seu comércio e consumo, como é o caso do álcool, do tabaco e dos medicamentos. Já as ilícitas são aquelas que têm seu comércio e consumo proibidos por lei, a exemplo da maconha, da cocaína e do crack.
http://institucional.educacao.ba.gov.br/o-que-sao-drogas
TEXTO II
O estudo realizado pela Universidade de Michigan apontou que, em 2021, a porcentagem de jovens que já havia consumido alguma droga ilícita além da maconha – produto legalizado para consumo recreativo em alguns estados norte-americanos – teve queda de 25%. A baixa é a maior desde 1975, quando a pesquisa começou a ser realizada. “Estas quedas são uma consequência involuntária da pandemia”, afirmou o professor e cientista Richard Miech, que conduziu os trabalhos. “Entre as várias ‘interrupções’ que adolescentes tiveram ao longo da pandemia, estão a interrupção do acesso às drogas, a interrupção de consumir drogas longe dos pais e a interrupção da pressão social de colegas para que consumam drogas”, destacou. Para Fernando Gomes, o estímulo do uso de entorpecentes no cérebro – tanto de jovens quanto de adultos – causa mudança nas percepções, interferindo no funcionamento do órgão, uma vez que os neurotransmissores passam a receber “influência direta” da substância consumida.
TEXTO III
https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/09/25/300x529/1_infografico_ciencia_ok-13624449.jpg
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O crescimento do consumo de drogas por jovens brasileiros”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista
Copyright © 2023 Contexto Online