SIMULADO III: Meios para combater a pirataria em território nacional

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


Chamamos de pirataria a prática de comercializar determinados produtos sem a autorização dos detentores da marca. Antigamente, alguns dos itens de consumo mais pirateados costumavam ser DVDs e CDs, mas hoje em dia com o fácil acesso ao streaming e a distribuição gratuita desses conteúdos, os produtos que mais são alvos de pirataria são roupas, calçados de marca, perfumes, TV a cabo, softwares e até medicamentos, sendo este último um grande risco à saúde pública. A pirataria é crime e está no art. 184 do Código Penal. A pena prevista pode ser de um até quatro anos de prisão, além de multas. Ainda assim, infelizmente, os responsáveis por este tipo de crime costumam receber uma punição branda ou responder ao processo em liberdade.

https://gberti.com.br/pirataria-e-crime-saiba-o-que-a-lei-determina/


TEXTO II


Anos 2000. Você alugou aquele filme que tanto queria na locadora do bairro. Após colocar o DVD no aparelho, uma cena começa quase de imediato. Nela, um homem vai a uma banca comprar filmes piratas. Uma negociação ocorre, o cliente diz estar sem trocado, mas o vendedor é insistente: “Eu troco pro senhor. Posso te dar o troco em bala?”. Em seguida, o ambulante despeja balas de revólver na mão do cliente.

Se já não ficou claro, uma voz séria apresenta a moral da história. “O dinheiro que circula na pirataria é o mesmo que circula no crime organizado. DVD pirata é crime. Filme em DVD, só o original.” E nem adianta tentar adiantar a cena ou pular para o menu: essa opção não funciona. Alguém achou que você precisava mesmo ver essa propaganda anti-pirataria. Esta é apenas uma de várias campanhas contra o consumo de filmes piratas que circulavam na época.

https://tecnoblog.net/especiais/e-dificil-convencer-as-pessoas-de-que-pirataria-e-um-problema/#:~:text=Pirataria%20%C3%A9%20crime%2C%20pois%20viola,debaixo%20do%20nariz%20de%20todos.(Adaptado)


TEXTO III


https://asmetro.org.br/portalsn/wp-content/uploads/2022/02/10-1.jpg



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Meios para combater a pirataria em território nacional”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

[email protected]

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp