SIMULADO III: Alternativas para promover a educação socioemocional nas escolas brasileiras
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A educação socioemocional, contemplada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pretende contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, incorporando competências e habilidades que vão além do aspecto cognitivo da aprendizagem. Para além da aquisição dos conteúdos específicos de cada componente curricular, tal abordagem objetiva preparar os estudantes para a vida em sua amplitude. Em outras palavras, ela pretende instrumentalizá-los para buscar o conhecimento e colocá-lo em prática, bem como para estabelecer relações éticas e saudáveis com os outros e consigo próprio.
https://escoladainteligencia.com.br/blog/educacao-socioemocional/
TEXTO II
"A saúde mental está mais associada à presença ou ausência de condições psicológicas, como transtornos de ansiedade ou à depressão, enquanto as habilidades socioemocionais são aquelas que podem ser desenvolvidas para melhorar a qualidade das interações sociais e o bem-estar emocional", explica Pita.
Ela pontua, no entanto, que a saúde mental e as habilidades socioemocionais estão interconectadas: "Uma boa saúde mental pode proporcionar a base necessária para desenvolver habilidades socioemocionais sólidas. Ambos os aspectos são fundamentais para o bem-estar geral de uma pessoa".
Tereza avalia que trabalhar a saúde mental na escola é de extrema importância, tendo em vista que essa prática é cada vez mais reconhecida como fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes. "Abordar a saúde mental contribui para um ambiente escolar mais positivo. Nele, os alunos deverão conhecer o conceito de saúde mental e seus pré-requisitos básicos", explica a especialista.
https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2023/10/5130719-busca-de-escolas-por-solucoes-para-educacao-socioemocional-cresceu-316.html
TEXTO III
http://missao-segura.org/educacao-socioemocional/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Alternativas para promover a educação socioemocional nas escolas brasileiras”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Copyright © 2023 Contexto Online