SIMULADO: A tiktorização em questão no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A tiktorização em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO I


Com uma interface simples e uma proposta diferente de outras redes sociais, o TikTok se tornou um dos aplicativos mais baixados do mundo. Após explodir na Ásia, a plataforma vem conquistando cada vez mais o seu espaço no Ocidente, e o Brasil não fica de fora. Segundo levantamento on-line realizado pela empresa de pesquisa Ipsos, 95% dos espectadores brasileiros já ouviram falar na nova rede. Mas o que ela tem de especial? “É o aplicativo que mais rapidamente ganhou espaço entre os nossos espectadores, e esse crescimento foi potencializado pelo momento da pandemia.

https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2020/08/4867228-a-febre-do-tiktok--jovens-brasileiros-saem-do-anonimato-e-viralizam-na-internet.html


TEXTO II


Para o psicólogo e pesquisador social, Daniel Barbieri, a quarentena acentuou a busca das pessoas por contato e entretenimento através das redes sociais. O TikTok veio então com a proposta de transformar elementos cotidianos em entretenimento para aqueles que estão assistindo. “Antes, uma coisa que só seria vista por duas ou três pessoas que estão próximas a você, hoje pode ser vista por milhões em questão de segundos. Ter o acesso facilitado a ferramentas que alavancam o prestígio social é muito tentador, isso explica a popularidade das redes sociais hoje em dia e a busca incessante dos jovens pelas interações digitais”, explica. No entanto, o psicólogo alerta para o risco de psicopatologias relacionadas à obsessão pelo reconhecimento nas plataformas: “O grande problema é que, com a mesma facilidade que o sucesso surge, ele pode também desaparecer. A fama nas redes sociais é muito fluida. Para a autoestima, essa característica é um elemento perigoso. Jovens e adolescentes, que estão numa fase psicológica mais efervescente, podem desenvolver quadros de ansiedade ou de depressão associados à dependência pelas mídias digitais e a busca constante pelo prestígio através destas”.

https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2020/08/4867228-a-febre-do-tiktok--jovens-brasileiros-saem-do-anonimato-e-viralizam-na-internet.html


TEXTO III


O TikTok se consolidou como uma das maiores redes sociais de todo o mundo com seus vídeos curtos, divertidos e dinâmicos com músicas, danças e correntes absolutamente virais. Com mais de 500 milhões de usuários no mundo todo, o serviço, que tem como foco adolescentes e crianças, não é tão legal quanto os vídeos que ele mostra. Ao menos, é o que uma reportagem do The Intercept Brasil mostra. Segundo a matéria, o TikTok mantém uma comunidade de moradores e treina o seu algoritmo para esconder o que eles consideram usuários feios e pobres da plataforma para atrair cada vez mais pessoas. A recomendação interna é que se evite pessoas com deficiência ou que não sejam bonitas e ambientes que pareçam pobres. Segundo documentos internos, o TikTok escondeu pessoas com deficiência e usuários que apareciam em ambientes pobres para novos clientes.

Os documentos obtidos pelo The Intercept mostram que a empresa reduzia o alcance de pessoas que não se encaixassem no padrão: características como ‘forma corporal anormal‘, ‘aparência facial feia‘, ‘barriga de cerveja óbvia‘, ‘muitas rugas‘ e ‘problemas nos olhos‘ não são exibidas para novos usuários, assim como o ambiente de gravação é surrado ou está em ruínas” além de ‘favelas, campos rurais‘. O porta-voz da empresa disse que se trata de uma medida que não é necessariamente utilizada e que talvez já tenha sido deixada de ser colocada em prática há muito tempo. Em uma denúncia similar feita em dezembro do ano passado, a ByteDance – empresa que cuida do TikTok – disse que a higienização desse tipo de conteúdo tinha como fim reduzir o bullying.

https://www.hypeness.com.br/2020/03/como-o-tik-tok-esconde-usuarios-feios-e-pobres-para-atrair-mais-pessoas/


https://miro.medium.com/max/1280/1*LzCrNk7rxcdrgCwm-B8iBQ.png

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp