SIMULADO: A educação domiciliar em questão no Brasil
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A educação domiciliar, ou "homeschooling", é a modalidade de ensino mediante a qual os pais ou responsáveis assumem o direcionamento da instrução formal de seus filhos. É o primeiro modelo educacional praticado na História, e grandes nomes da humanidade foram e têm sido educados assim. O homeschooling é garantido legalmente em mais de 60 países (Estados Unidos, Rússia, Portugal, França, Austrália, Finlândia, Chile, Colômbia, África do Sul, Japão, Singapura etc.)
Fonte: Cenário Atual sobre Educação Domiciliar no Brasil - ANED &GHEx
TEXTO II
Por volta das 7h, Maia, 14 anos, Andreas, 17 e Nárek, 9; acordam, tomam um reforçado café da manhã, fazem o devocional diário e, logo a seguir, iniciam mais um dia de estudos em homeschooling – modalidade de ensino em que pais ou tutores responsáveis assumem o papel de professores dos filhos dentro de casa. Nárek, ao contrário de Andreas e Maia, nunca frequentou a escola. A opção da família por essa modalidade educacional foi impulsionada pela necessidade de Andreas, que é autista com Síndrome de Asperger [possui inteligência média ou acima da média]. “Na escola, ele terminava as atividades antes dos colegas, e queria brincar com os demais que ainda estavam fazendo os exercícios”, conta a dona de casa Patrícia Caycedo, de 47 anos, que acrescenta: “A professora, então, nos orientou a não estimulá-lo em casa. Daí percebemos que precisávamos repensar o método educacional”. A decisão de tirar Andreas da escola não aconteceu imediatamente. Patrícia ressalta que levou pelo menos dois anos pesquisando sobre homeschooling, justamente para que todas as suas dúvidas fossem sanadas e pudesse fazer a escolha com segurança. “Conversei com pais que já possuíam amplo conhecimento de educação domiciliar, e entendi que era a melhor opção para atender as necessidades do meu filho”, salienta. Para acompanhar bem de perto o desenvolvimento educacional dos filhos, ela pediu demissão do emprego.
https://comunhao.com.br/homeschooling-pais-viram-tutores-dos-filhos/
TEXTO III
https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/09/25/300x529/1_infografico_ciencia_ok-13624449.jpg
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A educação domiciliar em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Copyright © 2023 Contexto Online