RACISMO E INJÚRIA RACIAL NAS REDES SOCIAIS

• Nesta proposta, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROPOSTA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

• Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

• Na Folha de Texto Definitivo, a presença de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da sua prova discursiva.

• Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 13,00 pontos, dos quais até 0,60 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).


O advento e a popularização da internet acarretaram inúmeras mudanças nas relações humanas, especialmente no campo das comunicações. As nominadas "redes sociais", caracterizadas pela simplicidade de uso e elevada aptidão de alcance da mensagem veiculada, potencializaram as formas de interação entre indivíduos, apresentando-se como grande vetor dessa nova forma de se comunicar e servindo como verdadeiro estímulo à emissão de opiniões sobre os mais variados assuntos, por pessoas das mais variadas formações e matizes políticas. A aptidão das redes sociais de fomentar a comunicação, no entanto, também tornou esses veículos ferramentas para o cometimento de crimes de ódio, entre os quais os de racismo.


https://www.mpdft.mp.br/portal/index.php/comunicacao-menu/sala-de-imprensa/artigos-menu/11419-a-injuria-racial-potencializada




Se você tem acesso ao Facebook e Twitter, provavelmente já acompanhou diversas discussões e postagens com conteúdos ofensivos e discriminatórios. Por ser online, muitas pessoas acreditam que estão livres de responsabilização criminal e cível por essas ações, mas isso não é verdade. Até mesmo usuários “fakes” podem ter seus perfis e endereços de IP identificados, para posteriormente serem acionados na justiça. 

O caso de injúria racial sofrido pela apresentadora de TV Maria Júlia Coutinho (Maju) em 2015 evidencia isso. A página do Jornal Nacional no Facebook foi alvo de diversas mensagens de conteúdo discriminatório naquela época. O mesmo ocorreu em relação à filha do casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Titi foi alvo de vários comentários racistas em postagens do casal, o que acarretou a apresentação de uma queixa crime no Rio de Janeiro em 2016, na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. Esses episódios evidenciam, mais uma vez, que o racismo está longe de ser extinto do Brasil.

https://www.usjt.br/blog/5-fatos-que-comprovam-que-ainda-ha-racismo-no-brasil/




Considerando que as informações precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:


RACISMO E INJÚRIA RACIAL NAS REDES SOCIAIS


Em seu texto, posicione-se, de forma clara e fundamentada, a respeito dos crimes de racismo e injúria racial nas redes sociais, destacando suas diferenças, [valor: 4,00 pontos] e discuta os seguintes aspectos:


1) o amparo do anonimato digital entre os usuários da internet; [valor: 2,80 pontos]

2) os limites do direito à liberdade de expressão; [valor: 2,80 pontos]

3) as formas possíveis de atuação da Associação Brasileira de Segurança na Internet para coibir os crimes cibernéticos. [valor: 2,80 pontos]

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp