Quais estratégias podem ser pensadas para contribuir com a recuperação da economia do país?

Esse é um momento importante de analisar as funções desempenhadas pelos bancos brasileiros, destacando seu papel no fomento ao desenvolvimento econômico, ao direcionar crédito para setores e regiões específicas; na ação anticíclica, especialmente após a crise sanitária vigente; e no crescimento da bancarização da população brasileira de baixa renda. Nessa perspectiva, apresentam-se textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.



TEXTO I


O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, avaliou que já é possível perceber uma recuperação lenta, mas aparentemente sólida, da economia. "Claramente já há uma tendência de recuperação na economia. Tivemos uma queda brusca, e vamos para uma recuperação de forma alongada, como o símbolo da Nike. Os resultados têm surpreendido positivamente, diversos economistas estão revendo suas projeções e o próprio governo prevê uma queda do produto interno bruto (PIB) abaixo de 5% em 2020", afirmou Novaes, em teleconferência organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).


(https://exame.com/negocios/vemos-recuperacao-lenta-da-economia-mas-solida-diz-presidente-do-bb/)


TEXTO II


Se a recuperação da economia brasileira pode chegar também através da evolução da tecnologia em meios de pagamento, em outros países do mundo, os impactos de sistemas de pagamentos instantâneos e Open Banking já implementados, confirmam o potencial de crescimento econômico que as novas soluções têm gerado. Índia e China, por exemplo, estão com sistemas consolidados. No primeiro, o volume de transações subiu 69% no último ano com o UPI, sistema de pagamentos imediatos local.

No segundo, cerca de 80% da população chinesa faz suas transações financeiras e tem acesso ao crédito por meio de contas digitais. Estados Unidos, México e Reino Unido também já implementaram modelos semelhantes. Com relação ao Open Banking, países como Canadá, Índia, Austrália, Rússia, Cingapura e Japão também já estão incorporando ou em fase de implementação, mas a maior referência mundial no tema é o Reino Unido. Entre os benefícios da tecnologia para a população local estão o rastreamento de pagamentos para evitar que os clientes fiquem com o saldo negativo e a utilização de dados para melhorar o acesso ao financiamento. 

De acordo com o relatório Economic impact of real-time payments, da Mastercard, os impactos socioeconômicos das novas tecnologias do setor bancário passam pela melhoria na eficiência do mercado financeiro, redução de tarifas e custos, aumento da capacidade de financiamentos e a possibilidade de inclusão financeira – fator chave para a recuperação da economia no país pós-pandemia.


(https://conductor.com.br/recuperacao-da-economia/)


TEXTO III


Na mesa “O banco é dos brasileiros”, no 31ºCNFBB, o economista Murillo Francisco ressaltou a importância do Banco do Brasil como instituição de Estado, imprescindível para o desenvolvimento do país e para ajudar o país a se recuperar no pós-pandemia. “A pandemia paralisou a economia. Prejudicou o capital de giro das empresas e o desemprego, que já estava em alta, aumentou ainda mais. Segundo Murillo, houve redução enorme dos postos de trabalho em várias áreas da economia, o que gerou uma queda de 7,3 bilhões na massa de rendimento, com consequência no aumento do endividamento e da paralisação da economia. Nesse contexto, Murillo defende que os riscos têm que ser compartilhados e a gente precisa de concessão de crédito com análise diferente da do mercado e prazo mais alongados. Aí entra a relevância de um Banco do Brasil público, voltado a uma agenda de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento social, foi o que defendeu o economista.


(https://www.bancariosrio.org.br/index.php/banco-do-brasil/item/4887-bb-e-fundamental-na-recuperacao-da-economia)


Tomando como ponto de partida essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, defendendo e justificando sua posição a respeito da seguinte questão:


"Quais estratégias podem ser pensadas para contribuir com a recuperação da economia do país?"


No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita padrão;

b) manter a abordagem nos limites da proposta, sendo apenado caso copie ou parafraseie texto alheio;

c) redigir o texto no tipo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas;

d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.


Apresentação da redação

a) O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação;

b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de

tinta na cor preta e em letra legível;

c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou qualquer outro sinal.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp