Os recursos tecnológicos como ferramentas de combate à criminalidade (SIMULADO II)

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


Estamos em um novo mundo, o mundo da tecnologia, onde a informação circula a uma velocidade nunca antes vista, e que barreiras geográficas foram quebradas, sendo possível ter pleno conhecimento de acontecimentos que ocorrem do outro lado do mundo, em tempo real e com detalhes nunca antes vistos. Se tem uma coisa que a tecnologia proporcionou em escala mundial foi uma integração sem precedentes, quebrando barreiras, trazendo novas possibilidades em diversas áreas. Mas nem tudo são flores. O crime seguiu a tendência de não limitação territorial e, impulsionado pelas novas tecnologias, com todas as novas possibilidades trazidas, nasceram novas formas de praticar os crimes que sempre ocorreram (agora de uma maneira diferente e, por vezes, mais segura para o seu perpetrador, no que concerne à facilidade de cometer esses delitos e na dificuldade encontrada pelas autoridades de os fazerem responder por seus atos), bem como novas condutas que visam a atingir bens jurídicos essenciais para o convívio social. De outro lado, estão os órgão de segurança pública, que mesmo com algumas iniciativas implantadas em combate à criminalidade com ferramentas tecnológicas, ainda encontra-se limitada e aquém do modelo ideal que os órgãos de repressão estatal precisam assumir a fim de investir em novas abordagens para a investigação e repressão das mais variadas condutas criminosas, com vistas a garantir a punibilidade dos criminosos e a garantia da paz social.

https://jus.com.br/artigos/90886/a-tecnologia-no-auxilio-do-combate-ao-crime-no-seculo-xxi (Adaptado)

TEXTO II


Um sistema de reconhecimento facial instalado em um dos acessos do Carnaval de Salvador ajudou a identificar em 2019 um criminoso que estava foragido da polícia baiana. Ele estava com uma fantasia de mulher e pretendia participar de um dos blocos da festa, mas acabou sendo preso. Apontado como homicida e alvo de um mandado de prisão, Marcos Vinicius de Jesus Neri, 19, era procurado desde julho do ano passado. O suspeito foi reconhecido quando tentava passar por um dos portais de segurança instalados no circuito Dodô (Barra-Ondina). Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública da Bahia), ele é o primeiro criminoso a ser capturado com o auxílio da nova tecnologia, recém-implantada na folia soteropolitana. No momento da abordagem, ele vestia uma fantasia do bloco de travestidos "As Muquiranas" - um bloco do carnaval de Salvador onde homens se vestem de mulheres. Ele é considerado um criminoso perigoso pela polícia da Bahia.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/03/05/cameras-de-reconhecimento-facial-acham-criminoso-no-carnaval-de-bahiaasalvador.htm?cmpid=copiaecola

TEXTO III


https://images.app.goo.gl/JPN5oMwQUFGtjGAA6


PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Os recursos tecnológicos como ferramentas de combate à criminalidade”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp