Os impactos das mudanças climáticas no nordeste brasileiro

TEMA E COMANDO


TEXTO 1


O Banco Mundial publicou um alerta preocupante sobre os efeitos das mudanças climáticas na vida dos seres humanos já para os próximos anos: 216 milhões de pessoas em seis regiões do mundo, incluindo a América Latina, poderão ser forçadas a se mudarem de seus países até 2050 para fugirem de eventos climáticos adversos. O Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas também apontou a América Latina como área de preocupação para as mudanças climáticas nas próximas décadas. Entre as projeções para a América do Sul estão: crescimento na duração das secas no Nordeste brasileiro; redução nas chuvas no Nordeste da América do Sul (Nordeste do Brasil) e Sudoeste da região (Chile e sul do Peru); crescimento da seca, da aridez e/ou das queimadas no sul da Amazônia brasileira e em parte do Centro-Oeste; número de dias com temperaturas máximas superiores a 35°C na Amazônia aumentarão em, no mínimo, 60 dias por ano até o final do século (podendo passar de 150 dias em um cenário mais extremo); e mudança no regime das monções no sul da Amazônia brasileira e em parte do Centro-Oeste, com atraso nas chuvas torrenciais.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2021/09/13/refugiados-climaticos-17-milhoes-de-pessoas-na-america-latina-poderao-ser-forcadas-a-migrarem-ate-2050.ghtml


TEXTO 2


O IDMC (Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno) analisa as migrações internas pelo mundo desde 1998. Para o Brasil, a base de dados apresenta registros de deslocamentos entre 2008 e 2019, sendo que praticamente todos os registros de migração interna estão ligados a eventos climáticos. Ao todo, os registros somam mais de 2 milhões de novos deslocamentos, sendo 295 mil apenas em 2019. Entre os eventos observados no Brasil, a grande maioria está relacionada a inundações ou tempestades. Nos últimos meses, destacam-se a evacuação de 300 pessoas em áreas de risco em Salvador e 1.690 pessoas obrigadas a deixar suas casas na região metropolitana da Grande Vitória, ambos os casos devido a fortes chuvas em novembro de 2019.

Apenas entre 2013 e 2019 houve registro de aproximadamente 760 mil novos deslocados no Brasil, que corresponde a um número maior que a população inteira da cidade de São José dos Campos (SP), sendo cerca de 30% deles na região Sudeste do país. É importante ressaltar que o IDMC avalia novos deslocamentos realizados no ano, ou seja, não soma deslocamentos realizados em anos anteriores. Outro problema causador de deslocamento interno no Brasil se refere às secas. Na publicação “Os impactos das mudanças climáticas no Nordeste brasileiro”, o trabalho de Ana Carolina Matos, doutora em Direito pela UFC (Universidade Federal do Ceará), e Catherine Mota, doutoranda em Direito pela UFC, ressalta que o Nordeste está entre as regiões brasileiras com maior potencial de serem afetadas pelo colapso do clima.

https://www.modefica.com.br/crise-climatica-migracoes-brasil/


TEXTO 3


https://refunitebrasil.files.wordpress.com/2010/11/sem-titulo2.png



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores (1,2 e 3) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Os impactos das mudanças climáticas no nordeste brasileiro”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

[email protected]

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp