Os impactos da hipocondria na vida pessoal e profissional


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


Hipocondria: preocupação excessiva com a própria saúde também adoece


O que é: o transtorno de ansiedade por doença, mais conhecido como hipocondria, é uma condição psicológica somatizada por sintomas físicos. É caracterizado por uma convicção e/ou medo excessivo e constante de possuir uma doença ou problemas de saúde.

Um remédio aqui, outro ali. Pesquisa de doença para cá, análise dos sintomas acolá. Exames, ok; consultas, ok. "Por precaução, melhor fazer de novo, não?". O cotidiano de Ana Maria Santos (nome fictício), 27 anos, era assim, cercado de preocupação com a própria saúde. Seria proveitoso — e necessário, claro — caso não se tornasse uma "paranoia", como ela definiu.

O transtorno de ansiedade por doença, conhecido também como hipocondria, é uma condição séria e que, se não tratada, gera inúmeros prejuízos ao bem-estar de quem o sofre. Ana, por exemplo, se automedicava com tanta frequência que desenvolveu uma gastrite severa.

"Eu nunca associei isso a algo ruim. Mas, por vezes, vejo o quanto exagerava. Pensava em uma doença, começava a pesquisar sobre ela, até em livros de medicina, e enquadrava os sintomas no que eu estava sentindo", recorda. Os autodiagnósticos já foram desde escoliose, devido a uma dor nas costas, até aneurisma, por conta de uma dor de cabeça”.

https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2023/07/5106382-hipocondria-preocupacao-excessiva-com-a-propria-saude-tambem-adoece.html



TEXTO II


Aliviando os efeitos


Os professores Christian Dunker e Joel Rennó destacam que é importante que a pessoa que é hipocondríaca ou acha que possui a condição busque ajuda profissional, em especial psicólogos, terapeutas e psiquiatras. “Reconhecer que tem o problema é o primeiro passo, e ele é tratável, curável, é possível dar dignidade à pessoa, ainda que seja algo psicológico, por mais que seja difícil aceitar isso”, observa Dunker.

Outra medida importante é o que Dunker chama de “reformulação da economia dos prazeres”, ou seja, dedicar mais tempo a atividades prazerosas, que permitam desviar a atenção da pandemia. Nessa lista estão atividades como exercício físico, leitura, meditação, ioga e outros hobbies.

Por fim, um elemento que Valéria e Izabel destacam é a importância de ter alguém com quem conversar sobre a hipocondria e seus efeitos e sentir a empatia e apoio de pessoas próximas. “O grupo [de Facebook] ajuda. É bom poder conversar com quem sente o mesmo. A hipocondria é um transtorno que a maioria das pessoas não levam muito à sério, amigos e familiares costumam não ter paciência e às vezes até fazem piada. No grupo, a gente busca esse acolhimento e muitos relatam melhoras”, conclui Izabel.

https://www.estadao.com.br/emais/comportamento/hipocondriacos-relatam-impacto-psicologico-da-pandemia-do-novo-coronavirus/



TEXTO III


https://ateotalamo.wordpress.com/2011/09/25/hipocondria/



PROPOSTA DE REDAÇÃO


Considerando a leitura dos textos motivadores e as reflexões a respeito da realidade brasileira e da condição dos profissionais de saúde, redija uma dissertação argumentativa, na norma-padrão da língua portuguesa, sobre os impactos da hipocondria na vida pessoal e profissional.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

[email protected]

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp