Os efeitos do uso de agrotóxicos no Brasil

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


Os agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos, são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. O uso desses produtos na agricultura se torna muito importante visto que impedem danos nas plantações. Porém, é importante destacar que eles são tóxicos e venenosos. Os principais tipos de agrotóxicos utilizados são: Inseticidas, usados para controlar os insetos e pragas das plantações; Herbicidas, utilizados para matar as plantas que são consideradas danosas para as plantações; Fumigantes, usadas para controlar as bactérias do solo que podem afetar as plantações; Fungicidas, usados para controlar os fungos que crescem em locais de plantio; Acaricidas, usados para controlar os ácaros; Nematicidas, utilizados para controlar nematóides; Formicidas: usados no combate às formigas. A classificação mais comum dos agrotóxicos é em relação aos efeitos causados na saúde, distribuídos entre números de I a IV, sendo I altamente tóxico e IV pouco tóxico. Esse enquadramento é realizado com testes em laboratórios, com dosagens dos agrotóxicos expostas a animais para que seja estabelecida qual dosagem é letal. Outra forma de classificá-los é em relação à periculosidade ambiental, distinguidos em classes também de I a IV, sendo I altamente perigoso ao meio ambiente e IV como pouco perigoso. Para chegar a essa classificação são analisadas as composições dos agrotóxicos, propriedades físico-químicas e interação com o ambiente.

https://www.todamateria.com.br/agrotoxicos/


TEXTO II 


 https://www.todamateria.com.br/agrotoxicos/


 TEXTO III  


https://m.facebook.com/diariocatarinense/photos/confira-a-charge-de-z%C3%A9-dassilva-para-a-edi%C3%A7%C3%A3o-do-dc-desta-ter%C3%A7a-feira/2876721042369139/


PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Os efeitos do uso de agrotóxicos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp