O racismo ambiental no Brasil contemporâneo
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
O racismo ambiental é um termo utilizado para se referir ao processo de discriminação que populações periferizadas ou compostas de minorias étnicas sofrem através da degradação ambiental. A expressão denuncia que a distribuição dos impactos ambientais não se dá de forma igual entre a população, sendo a parcela marginalizada e historicamente invisibilizada a mais afetada pela poluição e degradação ambiental.
https://jornal.usp.br/atualidades/racismo-ambiental-e-uma-realidade-que-atinge-populacoes-vulnerabilizadas//
TEXTO II
Doença, cujo avanço vem sendo agravado pelas mudanças climáticas, afeta todas as classes sociais, mas as suas consequências são piores para as comunidades historicamente marginalizadas. Nenhuma pessoa, de qualquer idade, gênero, raça ou classe social, está imune à dengue.
Ainda que o mosquito Aedes aegypti possa picar qualquer pessoa e contaminá-la com dengue ou chikungunya, o risco é sensivelmente maior para a população preta e pobre. A precariedade da infraestrutura básica e a dificuldade de acesso à saúde pública, que historicamente afetam essas populações marginalizadas, são agravantes para o contágio da doença.
https://climainfo.org.br/2024/03/04/racismo-ambiental-agrava-epidemia-de-dengue-nas-populacoes-marginalizadas/
TEXTO III
https://arvoreagua.org/crise-climatica/racismo-ambiental/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O racismo ambiental no Brasil contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Copyright © 2023 Contexto Online