O enfrentamento das epidemias na contemporaneidade: um desafio para a saúde pública

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

    4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

    4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

    4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


 Que mundo teremos após o Covid-19? Ainda é cedo para saber. Mas uma coisa estamos aprendendo: não há solução simples para problemas de saúde pública que abarcam uma enorme quantidade de pessoas, como é o caso desta pandemia. O que estamos vivendo reforça que ter uma saúde pública, para todos, depende de diversos setores da sociedade e de cada um de nós.

No contexto atual, surgiram inúmeras ações valiosas de grupos de organizações e pessoas que se juntaram para apoiar o combate ao coronavírus – caso do Movimento União Rio que mobilizou mais de R$ 15 milhões em apenas duas semanas para ampliar leitos de UTI em hospitais públicos, doar equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde e distribuir cestas básicas de alimentação, higiene e limpeza às comunidades de baixa renda. Por outro lado, quando olhamos o investimento social privado ao longo dos anos, vemos que a saúde ainda não é um campo prioritário de ação. Uma amostra disso aparece no Censo 2018 do GIFE – Grupo de Institutos e Fundações Empresariais: 84% dos seus associados têm como foco a educação e apenas 37% investem em projetos de saúde e bem-estar, apontando o enorme abismo entre as duas áreas, mesmo sendo ambas direitos básicos essenciais para o pleno desenvolvimento humano. Em um momento como este, fica evidente o papel do Sistema Único de Saúde (SUS).


Referência:  Clique aqui.


TEXTO II


Entre outras tantas reflexões, a atual pandemia também tem nos lembrado a importância de ter um forte sistema de saúde pública. Um claro exemplo disso é que a grande maioria dos atendimentos de pessoas infectadas pelo vírus – assim como já acontecia de maneira geral com a população brasileira antes do início da epidemia aqui – é atendida através do SUS. O Sistema Único de Saúde brasileiro – o SUS – foi estabelecido pela Constituição de 1988, tendo sido inspirado no sistema de saúde universal do Reino Unido, que havia sido criado por lá logo após a Segunda Guerra Mundial. Geralmente quando acontecem grandes eventos catastróficos, principalmente quando atingem diretamente a Saúde, essa área tende a se reestruturar e se fortalecer após o ocorrido. Foi o que levou à criação do Sistema Público de Saúde britânico, após a Segunda Guerra Mundial, o que levou à criação do Sistema Único de Saúde brasileiro, no contexto da promulgação da Constituição de 1988, e o que se projeta que vá acontecer globalmente agora também após o fim da pandemia do coronavírus.


Referência: Clique aqui.


TEXTO III


 

Referência: Clique aqui.


PROPOSTA DE REDAÇÃO


            A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O enfrentamento das epidemias na contemporaneidade: um desafio para a saúde pública”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp