O desequilíbrio ecológico

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


As redações serão corrigidas segundo o BAREMA:

CRITÉRIO I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa (peso 3,0)

CRITÉRIO II – Apresentar domínio dos limites estruturais do texto argumentativo em prosa, considerando o gênero solicitado (peso 2,0)

CRITÉRIO III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (peso 3,0)

CRITÉRIO IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (peso 2,0)


TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I


O desequilíbrio ecológico é o reflexo do atual estado social do mundo

José Júlio Chivenato


Antigamente o homem tinha a impressão de que os recursos da natureza eram infinitos. Por exemplo, o caçador de mamutes via tantos deles e só conseguia capturar um ou outro, entendendo assim que seu número era infindável. A noção de que a natureza é infinita mudou a partir do momento em que o homem, dominando a técnica, fabricou máquinas capazes de, em poucos dias, destruir uma floresta; ou, indo a extremos, acabar com o mundo em minutos, caso resolva experimentar algumas de suas bombas atômicas.

Sabemos agora que os recursos materiais da Terra têm fim e que, se a agressão ao meio ambiente continuar, em poucos anos o planeta não será capaz de assimilar tanta "pancada". E tudo indica que, para resolver o problema da sobrevivência do homem, é preciso mudar as formas de exploração da própria natureza que o alimenta - de tudo: ar, água, matéria-prima, tudo.

A Terra é frágil. Melhor, ficou frágil. Antigamente, quando caçava mamutes, o homem tinha medo da natureza: raios e trovões, inundações, rios e

mares enormes, frio e calor. O homem não conhecia a natureza. À medida que a foi conhecendo, também a foi aniquilando, a tal ponto que a situação se inverteu: hoje, ele tem medo da própria delicadeza da Terra, enfraquecida diante de sua hostilidade, com os mecanismos naturais de autorregeneração destruídos pela capacidade¹ desmedida.

Declaramos guerra à natureza e somos os perdedores ao vencê-la. Se a tratássemos com amor, ela poderia ser infinita, desde que não fosse saqueada ao extremo de sua resistência e capacidade regenerativa.


TEXTO II




PROPOSTA DE REDAÇÃO


Em muitas partes do mundo, recursos naturais importantes, como florestas, a fauna, a flora e os recursos hídricos, estão sendo perdidos. Escolha um recurso natural que está sendo destruído e explique por que ele, mais do que outros, precisa ser salvo. Utilize exemplos específicos para sustentar sua opinião.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp