O déficit habitacional no Brasil

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


 O déficit habitacional é um índice utilizado para retratar as famílias que residem em condições precárias, ou seja, em moradias inadequadas. Também enquadra aqueles que não têm nenhum tipo de habitação em determinada região, seja um bairro, seja uma cidade ou um estado. Moradias inadequadas são aquelas que foram construídas com materiais improvisados ou com baixa durabilidade, habitações em risco. Também estão inclusas aquelas que abrigam um número excessivo de pessoas.

https://direcional.com.br/blog/deficit-habitacional-no-brasil/#:~:text=A%20maior%20causa%20do%20d%C3%A9ficit,motivos%20do%20aumento%20desse%20%C3%ADndice


TEXTO II


Cansada de ver os seis filhos largados em casa, Vera decidiu vir para Curitiba e contar com a apoio dos irmãos para cuidar dos pequenos. Chegou na Capital em 1988. Mais uma vez, a sentença do aluguel. Era ela que ia todo mês na imobiliária pagar para que a família tivesse um teto. Que sofrimento! O marido, marceneiro, não ajudava muito. Ou bebia o dinheiro que ganhava, ou não ganhava o dinheiro porque bebia. Um dia, Vera pagou o aluguel e ficou praticamente sem nada. E agora, o que faria? Subiu-lhe o desespero de uma mãe que não tem o que dar de comer aos filhos. Vera é boa das estratégias, contam os conhecidos. Porém, sabe-se lá o que deu nela quando resolveu tentar a sorte numa raspadinha, paga com o trocado que havia sobrado. “Quem sabe eu tiro uns 50 centavos, um real?”, pensou. E não é que veio um dinheiro bom? As crianças ganharam o chinelo que não tinham, três toalhas de verdade – já que que se enxugavam do banho com camisetas velhas –, e ainda sobrou para o pão do mês. “Diz que Deus não se põe em meio de jogo, mas dessa vez ele se pôs”, brinca. Talvez Vera soubesse jogar melhor que Deus. Um pouco depois de se instalar na cidade, ela começou sua participação no movimento de luta pela moradia. Foi aí que Vera lembrou que se existe um problema, a solução precisa ser organizada. E feita por muitas mãos.

https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/uma-historia-de-vida-marcada-pela-luta-por-moradia-digna


TEXTO III    

https://www.fundacao1demaio.org.br/artigo/deficit-habitacional-reflete-a-desigualdade-do-pais/    



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O déficit habitacional no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

                                                                                                                                                                                 

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

[email protected]

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp