O crescimento do índice de obesidade no Brasil
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A obesidade e o excesso de peso são questões de saúde com causas multifatoriais, o que destaca o envolvimento de diversos setores da sociedade com o objetivo de reduzir os impactos do problema.
“A obesidade e o sobrepeso na infância nos preocupam de forma especial, pois, quanto mais precoce o aparecimento, maior risco do acúmulo de comorbidades e maior exposição à essas comorbidades durante a vida. O que leva a múltiplas complicações associadas à doença como o risco de desenvolver diabetes, hipertensão, doença cardiovascular, aparecimento de alguns tipos de cânceres, além do risco de morte precoce e impacto sobre qualidade de vida”, alerta Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Do ponto de vista conceitual, tanto o sobrepeso quanto a obesidade se referem ao acúmulo excessivo de gordura corporal, um guarda-chuva que inclui todos os outros conceitos. A obesidade é fator de risco para outras enfermidades, como: doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/obesidade-entre-jovens-de-18-e-24-anos-cresce-no-brasil-aponta levantamento/#:~:text=Atualmente%2C%20mais%20da%20metade%20da,com%2018%20a%2024%20anos.
TEXTO II
O índice de obesidade no Brasil cresceu alarmantes 67,8% de 2006 até 2018. Nesse período, o percentual de pessoas obesas na população das capitais passou de 11,8% para 19,8%.
Isso significa dizer que um em cada cinco brasileiros enfrenta hoje problemas com o excesso de peso.
Os dados foram divulgados em julho de 2019 pelo Ministério da Saúde e são resultado da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil).
Segundo os resultados do estudo, a obesidade ocorre com mais frequência na faixa etária de 55 a 64 anos e também entre as pessoas com menor escolaridade.
Contudo, a maior alta no índice de obesidade foi registrada em duas faixas etárias: de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos. Nesses grupos, o aumento foi de 84,2% e 81,1%, respectivamente. Bem acima dos 67,8% registrados no total da população adulta.
https://www.previva.com.br/novosite/indice-de-obesidade-no-brasil-segue-crescendo/
TEXTO II
https://www.poder360.com.br/saude/obesidade-entre-jovens-no-brasil-aumentou-90-diz-pesquisa
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O crescimento do índice de obesidade no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Copyright © 2023 Contexto Online