O crescimento da insegurança alimentar no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O crescimento da insegurança alimentar no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

TEXTO I

 

Criado no governo Itamar Franco e reaberto no início do primeiro governo Lula, o Consea fazia parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que tem o objetivo de assegurar o direito à alimentação adequada a toda a população residente no território nacional, conforme prevê o artigo 6º da Constituição – que foi alterado em 2010 para passar a contemplar a alimentação entre os direitos constitucionais básicos. A extinção do Consea desorganizou a nível nacional a coordenação das políticas voltadas para o combate à fome no momento em que a taxa da população em extrema pobreza chegou ao maior patamar desde o início da série histórica, em 2012.


https://ojoioeotrigo.com.br/2020/02/arquitetura-da-destruicao-das-politicas-de-combate-a-fome-no-brasil/

TEXTO II

 

Na esteira dos vastos impactos da pandemia da covid-19, a fome voltou às manchetes e a diferentes espaços públicos de discussão brasileiros. Se, antes disso, até mesmo o presidente da República era capaz de afirmar que este era um tema do passado, agora não há mais como negar: o Brasil está prestes a voltar ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas).

São muitos os indicadores que confirmam o agravamento desse quadro lamentável. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em setembro, referentes aos anos de 2017 e 2018, apontam que 5% da população, algo acima de 10 milhões de pessoas, já vivenciavam uma situação de insegurança alimentar grave mesmo antes da pandemia. O Brasil retrocedeu 15 anos em cinco, com mais de 84 milhões de pessoas enfrentando algum grau de insegurança alimentar — número que tende a aumentar ainda mais daqui em diante com o fim do auxílio emergencial, afetando especialmente a população rural, as regiões Norte e Nordeste, a população negra e as mulheres.


https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2021/O-aumento-da-fome-no-Brasil-v%C3%A1rias-faces-de-um-mesmo-problema

TEXTO III

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp