Medidas para conter a evasão escolar no Brasil
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Em 2019, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, também conhecida como LDB 9394/96, recebeu cinco alterações. Dentre elas, destaca-se a alteração e inclusão no Artigo 12: faltas e prevenção às drogas: O inciso VIII do Artigo 12 afirma a obrigatoriedade de notificação ao conselho tutelar sobre alunos que apresentem uma quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do permitido por lei. No texto anterior, a notificação deveria ser feita após as faltas superarem os 50% (cinquenta por cento) do permitido.
https://www.todamateria.com.br/ldb-atualizada
TEXTO II
Tibili é um menino de seis anos que ri de manhã à noite. Até riria de noite, se não estivesse tão cansado das corridas e das brincadeiras em que passa os dias. Só para comer e para fazer as tranças da irmã, porque os seus dedos são muito ágeis e a irmã é muito vaidosa.
Um dia, porém, Tibili deixou de rir, porque a mãe lhe disse que iria para a escola no próximo ano letivo. Mas Tibili não quer ir à escola. Não quer ficar fechado numa sala de aula, diante de um quadro preto, tão triste como o tédio. E Tibili pensa que não precisa de saber ler nem escrever. Tal como o avô, prefere ler o que está escrito no céu, em vez daquilo que está escrito no papel. No céu, o sol canta de dia e a lua dança à noite.
Tibili prefere ler as pegadas que mil animais de todas as cores deixam na terra de barro vermelho, sem precisarem de ir à escola. Prefere sonhar que pesca uma barracuda (enorme), que cavalga numa gazela, e que se balança nas árvores, pendurado numa liana, com os macacos. Também não quer deixar de vestir a sua tanga vermelha como uma acácia rubra para enfiar um uniforme de escola, de uma cor tão deslavada que, se ele se estendesse na areia, confundi-lo-iam com esta e passavam-lhe por cima.
https: https://blogdovavadaluz.com/cultura/clube-da-historia-em-tibili-o-menino-que-nao-queria-ir-a-escola
TEXTO III
https://www.vvale.com.br/educacao/evasao-escolar-na-pandemia-tera-impactos-para-uma-decada
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Medidas para conter a evasão escolar no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Copyright © 2023 Contexto Online