Medidas para combater o bullying na sociedade brasileira

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Medidas para combater o bullying na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto I

O termo bullying, numa definição bastante utilizada, pode ser compreendido como “todas as formas de atitudesagressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima”.

Segundo Dan Olweus, o comportamento agressivo e negativo, os atos executados repetidamente e o desequilíbrio de poder entre as partes são as características essenciais do fenômeno.

Os protagonistas do bullying são: os alunos-autores/agressores (que praticam o bullying), os alunos-alvos/vítimas (que sofrem o bullying) e os alunos testemunhas/espectadores (que assistem aos atos de bullying).

Com efeito, pesquisas do tipo têm comprovado que o bullying é prática cotidiana e seus efeitos podem ser devastadores. Aliás, o aumento de visibilidade do fenômeno, através dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas, devem ser utilizados para orientar e direcionar a formulação de políticas publicas e para delinear técnicas de identificação e enfrentamento do problema, buscando respostas adequadas que possam reduzir o fenômeno de forma eficaz.

No Brasil, embora o bullying tenha despertado atenção crescente, ainda é incomum as iniciativas e políticas antibullying. Com efeito, já está mais do que na hora da sociedade como um todo tomar consciência da importância do tema, reconhecendo que o bullying existe, é danoso e não pode ser admitido.

http://justificando.cartacapital.com.br/2017/10/20/ja-passou-da-hora-de-reconhecer-que-o-bullying-existe-e-danoso-e-nao-pode-ser-admitido/

Texto II

“Segunda-feira – tiraram meu dinheiro,

Terça-feira – me xingaram,

Quarta-feira – rasgaram meu uniforme,

Quinta-feira – meu corpo está coberto de sangue,

Sexta-feira – está terminado,

Sábado – liberdade.”

(Vijay Singh)

http://justificando.cartacapital.com.br/2017/10/20/ja-passou-da-hora-de-reconhecer-que-o-bullying-existe-e-danoso-e-nao-pode-ser-admitido/


Texto III

Disponível em: http://www.programasabrace.com.br/wp-content/uploads/2014/04/discriminaliza%C3%A7%C3%A3o-bullying-abrace-programas-preventivos.jpg Acesso em: 12 jun.2015

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp