Estratégias para enfrentar a aporofobia na contemporaneidade

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


A aporofobia é um conceito criado nos anos 1990 para designar a aversão aos pobres, que se manifesta desde as atitudes individuais até as políticas públicas. Entre suas raízes, está a especulação imobiliária e a desigualdade social associada ao discurso meritocrático, que culpa as pessoas por viverem em situação precária, em vez de reconhecer todo o sistema que as vulnerabiliza socialmente.

https://educacaointegral.org.br/glossario/aporofobia//


TEXTO II


As redes sociais têm o potencial de gerar a aporofobia de diversas maneiras, muitas das quais estão relacionadas à disseminação de estereótipos, desinformação e criação de bolhas sociais.

A disseminação de estereótipos negativos sobre pessoas em situação de pobreza nas redes sociais gera a formação de preconceito. Imagens, memes ou mensagens podem reforçar uma imagem distorcida. Já a comparação social destrutiva existe quando as redes sociais exibem padrões de vidas ideais, ou irreais, podendo incentivar a comparação social prejudicial e alimentando ainda mais a discriminação de quem não está dentro dos padrões estabelecidos.

As bolhas sociais podem levar à falta de exposição a diferentes realidades, devido aos algoritmos utilizados pelas plataformas digitais, em que os usuários são expostos, principalmente, a opiniões semelhantes às suas.

https://www.otempo.com.br/opiniao/artigos/aporofobia-e-uma-realidade-nas-redes-sociais-1.3312973


  TEXTO III


https://www.facebook.com/tirasarmandinho/posts/aporofobiapersegui%C3%A7%C3%A3o-aos-pobres-e-a-quem-se-preocupa-com-elestodo-meuapoioao/759388239558759/


PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Estratégias para enfrentar a aporofobia na contemporaneidade” apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

[email protected]

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp