As consequências da cultura da urgência para os brasileiros na contemporaneidade


INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


A expressão cultura do imediatismo se refere à forma como as pessoas vivem atualmente. O tempo é entendido como um instante prolongado, o passado não existe nessa concepção e o futuro é incerto. Embora realmente o passado não possa ser alterado e o futuro seja incerto, essa concepção imediatista é falha. Ao ignorar completamente o passado, o indivíduo deixa de aprender importantes lições com seus erros. E, ao entender o futuro apenas como incerteza, deixa passar a oportunidade de planejar os seus próximos passos. Em síntese, trata-se de uma nova postura comportamental que tem muito a ver com a internet.

https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/4-consequencias-geradas-pelo-imediatismo/. Adaptado.


TEXTO II 


Hoje, para muitos, é difícil se imaginar sem o acesso a recursos que permitam a reprodução de conteúdos de áudio e de vídeo em modo acelerado. Essas ferramentas, presentes em plataformas de streaming, como o YouTube, a Netflix e o Spotify, e de conversas, como o WhatsApp, possibilitam que filmes, séries, podcasts e mensagens de voz sejam consumidos em velocidade até duas vezes maior. Para os entusiastas, esse tipo de ferramenta é bem-vindo, pois garante a otimização do tempo. Mas há também quem torça o nariz para o recurso. A especialista em comportamento humano e produtividade Carolina Jannotti lança um olhar crítico para esse ímpeto de aceleração. Ela alerta que um primeiro dano, pensando no aumento da velocidade de mensagens de voz, passa por potenciais perdas de nuances nas interações. “Há uma diferença no ritmo, alterações de entonação, nas pausas e até na respiração do locutor”, observa. “O resultado é que a comunicação se torna fria, distante, e se perde a qualidade dos relacionamentos”, opina.

https://www.otempo.com.br/interessa/cultura-da-urgencia-saiba-quais-sao-os-sintomas-de-uma-sociedade-ansiosa-1.2527499

 TEXTO III




PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “As consequências da cultura da urgência para os brasileiros na contemporaneidade”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp