A valorização do trabalho docente no Brasil do século XXI

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.



TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


Por um lado, temos tido avanços nos últimos anos nesse sentido. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021, realizado pelo Todos pela Educação em parceria com a Editora Moderna, o número de professoras(es) da educação básica com pós-graduação aumentou na última década (de 24,5% para 43%), o salário tem se aproximado dos demais profissionais com curso superior (atualmente em R$4.131) e avançou a proporção de docentes que lecionam em apenas uma escola (79,6%). Por outro, ainda estamos aquém do cenário ideal — tanto que, das quatro metas do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14) que versam sobre a formação e a valorização docente, apenas uma foi parcialmente cumprida. Para entender porque avançamos pouco, não vale apenas olhar para os últimos anos. É preciso olhar para a história da formação do Brasil como um todo.

https://www.cenpec.org.br/noticias/olhar-historico-sobre-a-valorizacao-docente


TEXTO II


"Quando eu crescer, quero ser professor." Essa é uma afirmativa muito comum, especialmente entre meninas, por motivos econômicos, sociais e culturais que a história ajuda a entender. Esse desejo pode ser explicado pelo fato de a docência ser umas das profissões mais presentes na vida das crianças: todos os dias, muitas horas por dia, por décadas. Outro dos fatores tem relação com o fato de o ensino e a aprendizagem serem fenômenos relacionais, e não são poucas as histórias de vínculos transformadores entre alunos e seus professores.

Pesquisa feita no Chile, que procura medir a valorização social da profissão naquele país, questiona a posição das famílias sobre a seguinte afirmação: "Eu apoiaria meu filho se ele quisesse estudar para ser professor". Não conhecemos — embora possamos intuir — as respostas dos brasileiros, mas sabemos que apenas 5% dos nossos jovens, no momento da escolha profissional, decidem ser professores. Desses 5% que desejam ingressar na docência, a maioria são mulheres (61%), com renda de até R$ 1.999 (49%), de escolas públicas (90%), de cidades com menos de 100 mil habitantes (41%), filhos de professores (25%). Jovens que não cogitam a ideia de se tornarem professores julgam que a profissão não vale a pena. O que desmotiva para a escolha da carreira são estereótipos e senso comum: "não tenho paciência ou vocação"; "ser professor é complexo ou desafiador demais" ou ainda "professor ganha muito mal e não vou conseguir sustentar a minha família".

https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/06/5017295-artigo-valorizacao-de-professores-caminho-a-percorrer.html


TEXTO III


http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2014/10/noticias/regiao/93326-dia-do-professor-eselecao-brasileira-em-destaque-nas-charges-dos-jornais-de-quarta-feira.html.

                                                                                       


 PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A valorização do trabalho docente no Brasil do século XXI”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

[email protected]

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp