A questão do etarismo e seus efeitos na sociedade contemporânea
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Etarismo é a discriminação por idade contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos. O etarismo é um tipo de preconceito e pode assumir muitas formas. Isso vai desde atitudes individuais até políticas e práticas institucionais que perpetuam a discriminação etária. O termo etarismo foi usado pela primeira vez pelo gerontologista Robert N. Butler para descrever a discriminação contra adultos mais velhos. No entanto, o conceito evoluiu para ser frequentemente aplicado a qualquer tipo de discriminação com base na idade. Logo, pode envolver preconceito contra crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
https://www.ecycle.com.br/etarismo/
TEXTO II
Etarismo, cepa do vírus preconceito
Os idosos, longe de merecer respeito, têm sido alvo de diferentes formas de violência, como humilhação, opressão psicológica, abandono, agressões físicas, subtração de patrimônio e até assassinatos, além de outras atrocidades. Os mais novos ignoram, ou se recusam a aceitar, que a ancianidade só vale para quem não morreu cedo. A todos, inexoravelmente e sem distinção, são negadas a jovialidade e a vida eterna.
Aos 40 anos ou acima dessa faixa etária, mulheres e homens não estão incapacitados ao exercício de uma profissão ou avançar na escolaridade. Pelo contrário, são pessoas aptas à realização de inúmeras atividades, desde que tenham condições físicas e psicossociais. Aos que se encontram no grupo das exceções, deve-se, no mínimo, respeito e os cuidados necessários. A sociedade, no entanto, parece afetada por uma epidemia de preconceitos, discriminações e ações desrespeitosas, que afetam os mais diversos segmentos da população.
https://www.em.com.br/app/noticia/opiniao/2023/03/16/interna_opiniao,1469418/etarismo-cepa-do-virus-preconceito.shtml
TEXTO III
http://blog.somaenergia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/infogr%c3%81fico-contratos-do-ml-7.png
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A questão do etarismo e seus efeitos na sociedade contemporânea”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Copyright © 2023 Contexto Online