A importância dos cuidados paliativos e a atenção aos familiares do paciente, especialmente no âmbito do sistema público de saúde
A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS E A ATENÇÃO AOS FAMILIARES DO PACIENTE, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Cuidados Paliativos
Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS, publicada em 1990 e revisada em 2002 e 2017, Cuidados Paliativos é uma “abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e suas famílias, que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento, através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais”.
Portanto, o atendimento em Cuidados Paliativos tem como objetivo principal promover a qualidade de vida dos pacientes, considerando seus valores e sua biografia. Dessa maneira, cada caso é individualizado e as condutas são adequadas conforme a proporcionalidade terapêutica e a necessidade do paciente e sua família.
Fonte: https://www.saude.df.gov.br/cuidados-paliativos
TEXTO II
Cuidados Paliativos: a importância do cuidado, do conforto e do controle dos sintomas
Houve o tempo em que a medicina tratava os doentes enquanto a cura era o principal objetivo. Hoje em dia, ela assume responsabilidades com os pacientes e familiares até onde é possível manter a qualidade de vida. E é dentro dessa nova concepção de atendimento que nasce e é construída dia a dia a área de atuação multiprofissional dos Cuidados Paliativos. O principal objetivo é aliviar o sofrimento do paciente e melhorar a qualidade de vida dos que têm o diagnóstico de alguma doença ativa e/ou progressiva.
Especialistas em cuidados paliativos trabalham como parte de uma equipe multidisciplinar que coordena esses cuidados. A grande diferença deste tratamento é ouvir e entender as necessidades do paciente de forma individual e personalizada, gerando assim, como consequência, benefícios sem dor.
A equipe de Cuidados Paliativos é constituída por médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, entre outros profissionais. Conceitualmente, nos cuidados paliativos a morte prevista, devido à história natural de uma doença letal, constitui fenômeno natural da evolução do curso da vida. No entanto, é necessária maior atenção à qualidade de vida das pessoas em sofrimento e seus familiares, para tornar a caminhada um pouco mais amena.
Fonte: https://www.crmpr.org.br/Cuidados-Paliativos-a-importancia-do-cuidado-do-conforto-e-do-controle-dos-sintomas-13 51826.shtml#:~:text=O%20principal%20objetivo%20é%20aliviar,multidisciplinar%20que%20coordena%20esses%20cuidados.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Considerando a leitura dos textos motivadores e as reflexões a respeito da realidade brasileira e da condição dos profissionais de saúde, produza uma dissertação argumentativa, na norma-padrão da língua portuguesa, discutindo sobre a importância dos cuidados paliativos e a atenção aos familiares do paciente, especialmente no âmbito do sistema público de saúde.
Copyright © 2023 Contexto Online