A importância da comunicação entre paciente e médico e como esse processo pode contribuir para a compreensão das dores humanas
TEXTOS MOTIVADORES
I.
“A comunicação entre médicos e pacientes é parte fundamental da relação médico- paciente, que busca estabelecer uma vinculação para coparticipação e corresponsabilização pelo cuidado. Apesar disso, é comum, especialmente dentro da racionalidade biomédica atual, um relacionamento profissional baseado em verticalidade de poder, que leva a uma supervalorização do discurso médico e da face “dura” da prática clínica, dominando o processo de cuidado, reduzindo-o frequentemente ao enfoque na patologia e ao binômio diagnóstico-tratamento, relegando o diálogo ao segundo plano. ”
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66108
II.
https://www.meusnervos.com.br/
III.
O roteiro da anamnese é uma forma padronizada de registrar a entrevista. Para a realização de uma boa anamnese, acima de tudo é necessário saber ouvir. Ao iniciar a entrevista com uma pergunta aberta, dê tempo para o paciente responder.
A anamnese tradicional é composta por 7 itens:
1. Identificação
2. Queixa Principal
3. História da Moléstia Atual
4. Revisão de Sistemas
5. História Patológica Pregressa
6. História Familiar
7. História Social/ Hábitos de vida
https://semiologiamedica.ufop.br/anamnese-
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Considerando a leitura dos textos motivadores e as reflexões a respeito da realidade brasileira e da condição dos profissionais de saúde, redija uma dissertação argumentativa, na norma-padrão da língua portuguesa, abordando a importância da comunicação entre paciente e médico e como esse processo pode contribuir para a compreensão das dores humanas.
Copyright © 2023 Contexto Online