A crise hídrica no Brasil contemporâneo

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.


TEXTO I


O Senado aprovou em março/2021 uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui, na Constituição Federal, o acesso à água potável entre os direitos e garantias fundamentais. A proposta quer garantir que o fornecimento de água potável a fatias mais carentes da sociedade não seja preterido em favor de interesses econômicos. No entendimento do autor do projeto, o então senador Jorge Viana, o acesso à água potável não é reconhecido como um direito fundamental e, muitas vezes, a água é considerada como bem econômico, o que exclui do seu acesso parcelas vulneráveis da população. A PEC é de 2018, último ano de Viana como senador. A proposta cria garantias jurídicas ao acesso universal da água e foi aprovado no Senado após a aprovação, em junho de 2020, do Marco Legal do Saneamento Básico.


Referência: Clique aqui.


TEXTO II



Referência: Clique aqui.


TEXTO III


Em mapeamento feito pelo MapBiomas sobre a dinâmica da água em território nacional e lançado neste domingo na plataforma agua.mapbiomas.org, constatou-se que ao longo dos últimos 36 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Isso representa 3,1 milhões de hectares, área equivalente a mais de uma vez e meia a superfície de água de toda região nordeste em 2020. Segundo Tasso Azevedo, coordenador-geral do MapBiomas, o período de seca que vemos agora não é um fenômeno localizado de uma questão climática que surgiu e depois vai voltar ao normal. “A cada período que tivemos de crise, a água não voltou aos níveis anteriores. Estamos paulatinamente reduzindo a superfície de água do Brasil e para um país completamente dependente da água na economia, seja na agricultura ou na geração de energia elétrica, isso é muito grave.”


Referência: Clique aqui.


TEXTO IV



Referência: Clique aqui.



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A crise hídrica no Brasil contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 




Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contexto.online1000@gmail.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

Explore

Blog 1

Blog 2

Redes Sociais

Transparência

Termos de Uso

Politíca de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Copyright © 2021 Contexto Online