“Na terra há o suficiente para satisfazer as necessidades de todos, mas não para satisfazer a ganância de alguns“ (Mahatma Gandhi).

TEXTOS DE APOIO


TEXTO 1


Antropoceno é a Era dos Humanos. O prefixo grego “antropo” significa humano; e o sufixo “ceno” denota as eras geológicas. O termo foi proposto por Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química de 1995, para substituir o Holoceno (que começou há cerca de 10 mil anos). Antropoceno significa que os seres humanos se transformaram em uma espécie de força geológica que tem o poder de revolver a terra, modificar o ritmo do ciclo de vida da Terra e alterar a química dos solos, das águas e do ar.

"Toda essa aceleração da dominação humana e da exploração da natureza provocou o desmatamento das florestas para utilizar as madeiras de lei, fazer carvão e ampliar as atividades da agricultura e da pecuária. Represou rios, drenou pântanos, alterou a paisagem natural. Os aquíferos estão sendo utilizados em uma taxa maior do que a capacidade de recarga. Danificou os solos, ampliou as áreas desérticas e gerou desertos verdes que provocam a defaunação", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 25-01-2017.

Fonte: https://www.ecodebate.com.br/2017/01/25/antropoceno-forca-destruidora-de-uma-especie-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves//Adaptado.


TEXTO 2


A pandemia da COVID-19 atingiu diretamente o sistema de globalização e mobilização de serviços e pessoas. Alterações no modo de vida e funcionamento da sociedade foram adotadas como tentativas de conter a disseminação do vírus, como o distanciamento, isolamento social e a quarentena, e o bloqueio desse sistema teve suas consequências diretas e indiretas nos diversos setores sociais, como o econômico e o ambiental. Em meio aos dados de redução dos níveis de poluição global observados pela população e em estudos, iniciaram-se questionamentos sobre até onde e quando tais mudanças permanecerão e se provocarão algum resultado permanente nos ecossistemas, além dos momentâneos.

No período anterior à pandemia, alertas e evidências do descaso da sociedade com o meio ambiente já eram evidenciados e a pandemia do novo coronavírus se apresentou como um “freio” do modo de vida o qual se era acostumado, provocando uma desorganização global para se criar uma nova organização. A situação oportuna causada pela pandemia do novo coronavírus inevitavelmente mostrou que a sistematização atual e predominante da sociedade é integralizada de falhas sociais, econômicas e ambientais. Dessarte, vê-se o momento como conveniente para uma melhoria e o desenvolvimento de uma nova perspectiva de estruturação, considerando princípios ecológicos e sustentáveis como base

Fonte: https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/540


TEXTO 3




Fonte: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/6-fatos-sobre-coronavirus-e-meio-ambiente#:~:text=Enfrentar%20a%20nova%20pandemia%20de,sociedade%2C%20criando%20empregos%20verdes%20e


PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos de apoio e do seu conhecimento de mundo, elabore um texto dissertativo argumentativo, discutindo o seguinte tema: “Na terra há o suficiente para satisfazer as necessidades de todos, mas não para satisfazer a ganância de alguns“ (Mahatma Gandhi). Selecione fatos e argumentos, relacionando-os, de modo coeso e coerente, para construir sua opinião sobre a temática.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp