Violência nas prisões e as consequências para a sociedade brasileira

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: Violência nas prisões e as consequências para a sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

A organização não governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) alerta que a violência dentro dos presídios reflete em insegurança para a sociedade de forma geral. “As prisões são um foco de insegurança do lado de fora”, disse o pesquisador chefe da entidade, César Muñoz, após apresentar o relatório que mostra o caos das penitenciárias em Pernambuco.

Segundo a entidade, o estado tem as celas mais superlotadas do país.

A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos informou que a população carcerária pernambucana é de 31.919 detentos para 11.196 vagas. Além do excesso de presos, a ONG denuncia que parte do controle das cadeias foi repassada para condenados conhecidos como “chaveiros”, que tem as chaves das alas e impõe a disciplina sobre os demais. Esses administradores informais também dominam a venda de drogas dentro das penitenciárias e cobram por colchões.

Disponível em: Agência Brasil

 

TEXTO 2

São Paulo – Desde o primeiro dia de 2017, o Brasil enfrenta uma crise nas penitenciárias. Com mais de 130 mortos, os confrontos dentro dos presídios brasileiros já superam até o massacre do Carandiru, em 1992, quando uma intervenção da Polícia Militar de São Paulo deixou 111 presos mortos.

Essa crise eclodiu agora, contudo, a situação é crítica há anos. Os estados dessas regiões estão entre os que possuem as maiores taxas de superlotação em presídios do país.

Para conter as rebeliões, o ministro Raul Jungmann (Defesa) afirmou que o governo federal vai disponibilizar, em um primeiro momento, mil homens das Forças Armadas para atuar em presídios estaduais em resposta à demanda dos estados. O orçamento inicial para a operação é de 10 milhões de reais.

Disponível em: Exame Abril

TEXTO 3

As prisões brasileiras são dominadas pela lógica da violência e por valores como o machismo e a lei do mais forte. É o que diz Roberto da Silva, especialista em educação e sistema prisional.

Professor da Faculdade de Educação da USP, Silva fez do mestrado à livre-docência nessa universidade. O tema de suas pesquisas tem tudo a ver com sua trajetória de vida. Ele foi interno da antiga Febem e já esteve na prisão, condenado por crimes diversos.

Nesta entrevista ao Brasil de Fato SP, o professor fala sobre o abandono do sistema prisional brasileiro (o último exemplo são os casos de barbárie no Maranhão) e a política de encarceramento em massa que vigora no país atualmente. Para ele, não educação que vai salvar o sistema prisional. Educação não faz milagres, afirma.

Disponível em: Revista Fórum

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp