SIMULADO: O aumento de intervenções estéticas no Brasil contemporâneo

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO I


As cirurgias plásticas, ao contrário do que se imagina hoje, não nasceram como forma de melhorar a aparência apenas como fator estético, mas sim nasceram durante a Primeira Guerra para ajudar os soldados feridos. Atualmente, os procedimentos estão cada vez mais naturalizados e recorrentes, e o Brasil apresenta grandes números. No ranking mundial de cirurgias plásticas, o país fica à frente de Japão e México, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O número de cirurgias plásticas no Brasil cresce mais a cada ano. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), os procedimentos cirúrgicos no Brasil, demonstraram crescimento de 5% desde 2017. Em 2018, foi realizado 1,7 milhão de operações, sendo 60% para fins estéticos, conforme estima a Sociedade de Cirurgia Plástica (SBPC). Em 2019, o país foi campeão de cirurgias plásticas entre jovens.


Referência: Clique aqui.


TEXTO II


Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontam aumento no número de pessoas preocupadas com a aparência. De acordo com o levantamento, a blefaroplastia (procedimento de remoção do excesso de pele na pálpebra superior e inferior e de bolsas de gordura palpebrais, oriundas do processo natural de envelhecimento) é a terceira intervenção mais procurada no país, atrás apenas da mamoplastia de aumento e da lipoaspiração do abdômen.

Segundo o cirurgião plástico Ênio Araújo, "ao ficarem diariamente por horas e horas na frente do computador, as pessoas passam a observar com mais rigor suas imperfeições. Segundo ele, o estresse causado pelo momento de tensão global também é um fator que tem provocado essas insatisfações". “Muitas pessoas não estão dormindo bem, não estão podendo executar suas atividades físicas de forma rotineira, e isso tudo tem uma consequência imediata na aparência física”, detalha.


Referência: Clique aqui.


TEXTO III



Referência: Clique aqui.


PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O aumento de intervenções estéticas no Brasil contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp