SIMULADO: A violência policial contra a juventude negra no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: A violência policial contra a juventude negra no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 


TEXTO I 


         O Rio de Janeiro viu a operação policial mais letal da história acontecer no dia 06 de maio de 2021. Não foi a maior apreensão de drogas – 2,5 toneladas de cocaína em Caxias, em dezembro de 2020 –, tampouco a maior apreensão de armas – 117 fuzis incompletos, do tipo M-16, na casa de um amigo do policial militar Ronnie Lessa no Méier, na Zona Norte do Rio. Ainda assim, foi no Jacarezinho que vimos 29 pessoas serem assassinadas neste início de maio. Uma chacina. A ação violenta e assassina é sempre quando o CEP é na favela. A truculência toma o lugar da inteligência nas atitudes dos 200 agentes que participaram da operação. Uma operação que, para os sanguinários programas policialescos, foi um sucesso e as polícias Militar e Civil merecem os parabéns pela atuação no território. É essa conduta pseudojornalística, de desumanização dos corpos negros e favelados, que ajuda a perpetuar a visão da sociedade de que a favela é um território marginalizado e todos os seus moradores são bandidos, ainda que nunca tenham entrado para o tráfico ou estejam ressocializados. 


https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/chacina-do-jacarezinho-policialescos-aplaudem-massacre/.

TEXTO II 


         À véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20/11/2019), uma cena lamentável de racismo ocorreu nos corredores do Congresso Nacional. O policial militar e deputado Coronel Tadeu (PSL) destruiu um quadro que denunciava o genocídio da juventude negra no país. De autoria do cartunista Carlos Latuff, o desenho fazia parte de uma exposição de diferentes artistas em homenagem ao 20 de Novembro. O episódio evidenciou um traço do Brasil atual: mesmo 130 anos após o fim da escravidão no país, negros e negras ainda são os que mais sofrem com a violência. Em seu Twitter, Latuff escreveu: “Essa agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma charge exposta no Congresso Nacional e que denuncia a violência policial, nos leva à seguinte reflexão: Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra!”


https://www.sindmetalsjc.org.br/noticias/n/4713/deputado-do-psl-destroi-quadro-que-denuncia-genocidio-negro

TEXTO III 


Violência


A violência no mundo está o terror;

Matam simplesmente pela classe e pela cor;

Neste mundo odioso e cruel;

Seu destino pode ser você parar lá no céu;


Eles não gosta de negros e plebeus;

Nordestinos nossos manos e judeus;

Se nesse mundo pobre já é discriminado;

Imagine o negro descendente de escravo.


Sentimentos destruídos nas senzalas, candelárias;

Favela em geral, Carandiru, Brasil;

A polícia erra por que é humana;

Nós erramos sempre somos os culpados;

Nós erramos somos marginalizados.


Violência - U Negro


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp