SIMULADO: A problemática da dependência digital para a população infantojuvenil

PROPOSTA 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A problemática da dependência digital para a população infantojuvenil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 


TEXTO I 

         A evolução tecnológica, especialmente em algumas áreas traz consigo muitos benefícios e melhorias nas vidas das pessoas e da sociedade de modo geral. Mas nem tudo são flores neste meio. Se por um lado as vantagens são evidentes, algumas consequências têm causado preocupação, em especial quando o assunto é dependência digital ou nomofobia. 

A dependência digital é caracterizada quando o indivíduo começa a sofrer prejuízos na sua vida pessoal, social ou profissional, pela necessidade - incontrolável na maioria das vezes - de utilizar os meios digitais e que normalmente se dá de modo excessivo. Já a nomofobia, é definida como o medo inconsciente de ser ver privado do aparelho celular ou de dispositivos eletrônicos similares.

https://www.hostmidia.com.br/blog/dependencia-digital


TEXTO II 


         O isolamento social potencializou um dos problemas mais comuns da modernidade: a dependência tecnológica. Confinados entre quatro paredes, muitos enxergaram a internet como um meio de se distrair da realidade conturbada e a única alternativa para se comunicar com o exterior.Para o psicólogo clínico Gilberto Godoy, as contingências da pandemia criaram novas demandas e mudaram a forma com que as pessoas se relacionam com tudo à volta. O uso desenfreado de tecnologias, por exemplo, passou a ser um dos grandes responsáveis pelo aparecimento e/ou agravamento de problemas mentais. “A forma de o homem se relacionar com outros homens e com as coisas se modificou muito.

         Pesquisa realizada pelo Laboratório Delete-Detox Digital e Uso Consciente de Tecnologias, da Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ), evidencia essa dependência. Realizado no período de 1º de novembro de 2020 a 1º de janeiro de 2021, o estudo mostra que 62,5% das pessoas usaram tecnologias por mais de três horas todos os dias, e 49,1% por mais de quatro horas, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da covid-19.


https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2021/02/4905199-isolamento-social-potencializa-dependencia-tecnologica.html


TEXTO III 

https://www.otempo.com.br/infograficos/dependencia-digital-1.1858342

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp