SIMULADO: A emissão de gases poluentes em contexto nacional

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A emissão de gases poluentes em contexto nacional”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO I


A emissão de gases na atmosfera ainda é um grande problema em todo o mundo. Dentre os gases emitidos, o dióxido de carbono CO2 é o mais abundante dos GEE – Gases de Efeito Estufa na atmosfera. Esse gás é emitido por diversas atividades humanas, dentre elas podemos citar as três maiores fontes de emissões segundo o SEEG – Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que são as seguintes: Energia (queima de combustíveis fósseis e consumo de energia elétrica), Agropecuária (produção de carne bovina, produção de cana de açúcar, entre outros) e Mudança de Uso da Terra e Floresta (desmatamento).

Segundo dados do SEEG, nos últimos anos no Brasil, o índice de emissão de CO2 na atmosfera cresceu cerca de 8,9% em relação aos outros anos, sendo um dos maiores aumentos de dióxido de carbono nos últimos treze anos. O grande vilão das emissões ainda continua sendo o desmatamento que, segundo dados do SEEG, teve um aumento de 23% em relação ao último ano. Isso traz a necessidade de que novas atitudes sustentáveis sejam colocadas em práticas por toda a sociedade.


https://praxisjr.com.br/nossoblog/o-aumento-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-e-a-neutralizacao-de-carbono/?


TEXTO II


A pandemia da Covid-19 em todo o mundo afetou diretamente a produção industrial, o transporte e o consumo, contribuindo para a redução na emissão de gases poluentes na atmosfera. Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial da ONU, no período mais intenso de confinamento, as emissões globais caíram 17%. A previsão é que para este ano as emissões totais de gases possam ser reduzidas de 4 a 8%. Jean Ometto, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, explica que a dependência mundial de combustíveis como o petróleo e carvão compensam a redução. Mas essa queda durante a pandemia não foi capaz de diminuir a concentração de dióxido de carbono – que produz o efeito estufa –, que deve continuar aumentando este ano, mas em um ritmo menor. Essa concentração de gases provoca aumento das temperaturas no planeta, gerando mudanças climáticas preocupantes.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2020-11/emissao-de-gases-poluentes-no-mundo-cai-mas-co2-continua-aumentar


TEXTO III


https://suburbanodigital.blogspot.com/2020/10/pet-analise-charge-abaixo-para.html


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp