Os problemas do sistema prisional brasileiro no séc. XXI

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Os problemas do sistema prisional brasileiro no séc. XXI", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO 1:


Menos de 24 horas depois da morte de 15 homens em motim no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, neste domingo (26/05/2019), outros 40 detentos foram encontrados mortos em outras três unidades prisionais da capital amazonense, todos por enforcamento. Inicialmente, o governo amazonense havia divulgado que 42 novos corpos foram achados, mas o número foi revisado para 40 durante a noite desta segunda, totalizando 55 mortos.

Além do Compaj, houve mortes no Centro de Detenção Provisória Masculina 1 (CDPM1), no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Conforme o governo de Amazonas, todos os mortos têm indícios de morte por asfixia. O governo federal anunciou intervenção no complexo prisional do Estado.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2019/05/rebelioes-deixam-55-mortos-em-presidios-de-manaus-em-dois-dias-cjw6uxtkz003901mcfkhxylik.html


TEXTO 2:


Prisões são lembradas apenas quando há motins, massacres e fugas em massa. Do contrário, a mídia, as instâncias de poder, e mesmo o público em geral, não estão interessados em saber o que se passa no interior dos estabelecimentos prisionais. As celas insalubres, em que se apertam dezenas de pessoas expostas a todos os tipos de violações de direitos, não incomodam. Isso porque, presos fazem parte do grupo das minorias indesejadas. Assim era no período da ditadura e assim continua sendo até hoje.

Ao concluir os seus trabalhos, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentou uma recomendação voltada à “Dignificação do sistema prisional e do tratamento dado ao preso” – a Recomendação 12. Esta foi elaborada em um contexto de encarceramentos em massa, piora no tratamento recebido pelos presos, além de constantes rebeliões e mortes nos presídios e outras instituições de privação de liberdade.

 http://memoriasdaditadura.org.br/dignificacao-do-sistema prisional/?gclid=CKCw84CrtdICFQWBkQodyq8GYA



Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp