Os obstáculos da utilização do esporte como ferramenta de inclusão social

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Os obstáculos da utilização do esporte como ferramenta de inclusão social”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

TEXTO I

 

A inclusão social tem como principal objetivo a democratização, ou seja, conseguir os mesmos direitos e oportunidades para todas as pessoas, combater preconceitos e abrir novos caminhos. Ela é um conjunto de meios e ações que permite a participação de uma sociedade de maneira igual, independentemente de condição social ou física, orientação sexual, etnia, educação, ou qualquer outro aspecto que separe ou rotule os seres.

Uma das maneiras mais eficazes de conseguir tudo isso é através do esporte, especialmente quando falamos de crianças e adolescentes que vivem em regiões de baixa renda e com poucas chances de crescimento pessoal.

http://www.institutoreacao.org.br/esporte-como-inclusao-social-saiba-o-que-e-e-como-funciona/

TEXTO II 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declararam conviver com algum tipo de deficiência no último censo – 3,9 milhões delas no Rio de Janeiro, o equivalente a 24,4% da população do estado. Com um percentual tão alto, a discussão sobre políticas públicas de inclusão deveria ser uma pauta prioritária nos debates sobre cidadania e direitos humanos. Uma das ferramentas mais poderosas para promover a inserção social de pessoas com deficiência é o esporte. Isso porque as práticas esportivas proporcionam o papel de ser atleta, que envolve o pertencimento a um grupo com objetivos específicos em comum, o autoconhecimento e todo um padrão de comportamentos que precisa ser adotado. 

https://sindjustica.org.br/esporte-e-ferramenta-de-inclusao-social-para-pessoas-com-deficiencia/

TEXTO III                                                   

Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo… Os ídolos não poderiam ser outros. Os garotos e garotas do projeto Bola na Rede não estão para brincadeira. São focados e levam a sério as atividades esportivas. Esta iniciativa faz parte do Serviço de Proteção Social Básica do Centro de Promoção para um Mundo Melhor (Cepromm), entidade parceira da Fundação FEAC.

Criado há seis anos, o Bola na Rede vem despertando cada vez mais jovens para o esporte. O projeto é focado no Futsal, mas oferece conhecimento também de voleibol, handebol e basquete. A iniciativa tem como premissa fazer do esporte um instrumento pedagógico que, para além da prática, trabalha a socialização, construção de valores e fortalecimento de vínculos. Muitas destas crianças e adolescentes já colhem os frutos desta aproximação com as quadras. 

 

https://razoesparaacreditar.com/projeto-comprova-eficiencia-do-esporte-com-ferramenta-de-inclusao-social/

TEXTO IV  

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp