Os impactos das mudanças climáticas no Brasil

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

    4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

    4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

    4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.



TEXTOS MOTIVADORES



TEXTO I


Mudanças climáticas são alterações causadas no meio ambiente decorrentes do aquecimento global, que é a elevação da temperatura média do planeta Terra. O aquecimento global está na origem das mudanças climáticas e ele acontece devido à intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural que permite que parte da energia solar permaneça na atmosfera, mantendo a temperatura do planeta adequada para a vida. Como o próprio nome diz, esse fenômeno funciona como uma estufa, que retém parte dos raios solares que entram na atmosfera, aquecendo a superfície terrestre. Caso toda a energia fosse refletida de volta para fora da atmosfera, o planeta seria muito frio, impossibilitando a vida. Isso é possível graças a uma camada de gases do efeito estufa que impede a reflexão de todos os raios solares. Mesmo que esses gases estejam presentes naturalmente na atmosfera, sua concentração está sendo intensificada pela ação do homem.


Referência: Clique aqui.



TEXTO II


Dados compilados por mais de 200 cientistas do mundo mostram que alguns danos causados ao planeta parecem ser irrecuperáveis e que o futuro é catastrófico se a humanidade seguir no mesmo rumo. As emissões contínuas de gases do efeito estufa podem romper um importante limite de temperatura em 2030. “É inequívoco que a influência humana aqueceu a atmosfera, os oceanos e o solo". Os autores dizem que desde 1970, as temperaturas da superfície global aumentaram mais rápido do que em qualquer outro período de 50 anos nos últimos 2 mil anos. Esse aquecimento "já está causando muitos extremos climáticos em todas as regiões do globo", de acordo com os cientistas. Os recentes incêndios em ilhas gregas e na Turquia, a falta de chuvas no Pantanal brasileiro e as inundações na Bélgica e Alemanha são exemplos de algumas alterações extremas no clima planetário. Segundo o professor e pesquisador do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA) da Universidade Federal de Minas Gerais, Klemens Laschefski, para combater o desperdício de recursos e o aumento na emissão de gases de efeito estufa são necessárias ações conjuntas, entre governantes e população.


Referência: Clique aqui.



TEXTO III




Referência: Clique aqui.



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Os impactos das mudanças climáticas no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contexto.online1000@gmail.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

Explore

Blog 1

Blog 2

Redes Sociais

Transparência

Termos de Uso

Politíca de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Copyright © 2021 Contexto Online