Os entraves para a reciclagem no Brasil

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. 

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. 

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: 

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”. 

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.


TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I


       A reciclagem dos resíduos sólidos é algo que já deveria estar consolidado em nossa sociedade, uma vez que é um dos principais mecanismos para que possamos alcançar a sustentabilidade. Porém, não é tão simples, a reciclagem faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos e consiste em transformar os resíduos a partir da alteração de suas propriedades (físicas, físico-químicas ou biológicas) em novos produtos, de acordo com padrões pré-estabelecidos. Atualmente, a reciclagem também faz parte da política de gestão pública nos municípios, com o intuito de diminuir o impacto ambiental e garantir a adequada destinação final dos resíduos. Entretanto, não é apenas obrigação do governo, mas de todos nós cidadãos contribuir com a reciclagem, através da segregação e acondicionamento correto dos resíduos. De acordo com o disposto no Decreto 5.940/2010, a separação prévia dos resíduos descartados e encaminhamento destes a cooperativas e associações de catadores, tornou- se obrigatória em órgãos e entidades de administração pública e federal.


https://www.fimdolixo.com.br/os-desafios-por-tras-da-reciclagem-no-brasil/


TEXTO II



           Em agosto de 2020, a Política Nacional de Resíduos Sólidos completou 10 anos. Mas a legislação que estabelece estratégias para a prevenção e a redução da geração de lixo, além de criar metas para enfrentar problemas ambientais, sociais e econômicos que decorrem do manejo inadequado dos descartes está longe de ter alcançado seu objetivo — especialmente quando o assunto é reciclagem. “Qualquer programa de coleta seletiva depende que, primeiro, as pessoas pensem antes de jogar o resíduo no lixo para que ele seja separado desde a hora que cai na lixeira e, segundo, que ele chegue à reciclagem”, analisa a presidente do Instituto GEA. O problema é que a maioria dos brasileiros ainda desconhece o funcionamento dareciclagem. 

https://br.pinterest.com/pin/351140102169500092/

TEXTO III



PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Os entraves para a reciclagem no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contexto.online1000@gmail.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

Explore

Blog 1

Blog 2

Redes Sociais

Transparência

Termos de Uso

Politíca de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Onlinte

Jequié-BA

Copyright © 2021 Contexto Online