Os desafios da produção de energia sustentável no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Os desafios da produção de energia sustentável no Brasil apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO I


Matriz energética é um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais.  Podemos também definir como uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.

A análise da matriz energética é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que deve garantir a produção e o uso adequado da energia produzida, onde uma das informações mais importantes adquiridas é a quantidade de recursos naturais que está sendo utilizada, para saber se esses recursos estão sendo feitos de forma racional.

A matriz energética brasileira, ao contrário da mundial que é cerca de 80% composta por fontes não renováveis, possui sua base na produção hidrelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.

Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.

Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.

http://ideiasenergizadas.blogspot.com.br/2017/11/a-matriz-energetica-brasileira.html


TEXTO II

http://radiowebms.com.br/2017/07/17/ouca-reservatorios-em-baixa-podem-provocar-falta-de-energia-no-brasil-alerta-especialista/


TEXTO III

https://www.retecjr.com/single-post/2017/09/01/A-energia-consumida-no-Nordeste-%C3%A9-50-proveniente-dos-vento


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp