O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO COMO DESAFIO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

PROVA DISCURSIVA

01 (redação)

 

O papel do sistema prisional é garantir a segurança social, mas tem o dever de manter a tutela punitiva em consonância à proteção dos direitos da dignidade da pessoa humana, seja ela condenada ou não. Em síntese, a impotência do poder público em exercer sua função penal enseja duas situações contemporâneas indesejáveis: o crescimento da violência a níveis de guerra civil e a função social desempenhada pelos gestores do crime organizado, criando um estado paralelo.

É forçoso registrar que além de não ressocializar o interno, o sistema penitenciário acabou se transformando em fator permanente de tensão social. Aqui reside o fato que explica a rebelião e a grande articulação das facções criminosas. Bem ocupado o detento dignamente tratado se ocuparia exclusivamente do cumprimento de sua pena para ganhar liberdade, que de resto é o grande almejo de todos os envolvidos no cárcere. Agredido na dignidade humana, desrespeitado, o detento se volta para si próprio, o que gera todas as consequências que se conhece.

Ademais, é relevante considerar que a ressocialização é uma ação desafiadora tanto para o Estado quanto para o detento, haja vista que as tentativas de ressocialização no ambiente das casas penitenciárias revelam que o próprio sucateamento do sistema prisional, superlotação, reincidência e outras práticas delinquentes corroboram para a desvantagem das investidas de ressocialização, tornado esta cada vez mais improvável de ocorrer, embora se saiba também que para toda regra há exceções. Esse entendimento é possível a partir das doutrinas tomadas como referências neste estudo.

Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/sistema-prisional-brasileiro-analise-ineficacia-conforme-doutrina.htm

 

Com base no trecho acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, faça uma redação como, no mínimo, 20(vinte) linhas e, no máximo, 30(trinta) linhas, com o TEMA:


O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO COMO DESAFIO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp