O novo Código de Ética Médica

Textos Motivadores


I.
“Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza à perda.”


O trecho acima foi retirado do juramento de Hipócrates,   um dos textos mais famosos entre médicos ocidentais. Considerado o pai da medicina, Hipócrates exerceu a profissão na Grécia antiga, por volta de 430 a.C. Ele ganhou notoriedade por diversos feitos,   como a distinção entre sintoma (consequência) e doença (causa), associação que foi fundamental para explicar a situação clínica e como tratá-la a partir   dessa observação.
Ao escrever seu famoso juramento, o estudioso criou um tipo de código de ética, no qual se comprometia a agir com honestidade, caridade e ciência. Antes dele, o Código de Hamurabi (de 1780 a.C.) e o antigo manuscrito indiano (Ayurveda) já falavam sobre a conduta médica. No entanto, esses e outros ensinamentos só foram organizados, de fato, como Código de Ética Médica em 1803, pelo médico, filósofo e escritor inglês Thomas Percival. Antes disso, a ética era compreendida como um comportamento social daqueles que tinham honra, que tinham palavra e, portanto, não precisava de regras para ser adotada.
Disponível em : https://telemedicinamorsch.com.br/blog/etica-na-medicina




II.
Entrou em vigor o novo Código de Ética Médica, fruto de efetiva participação da sociedade brasileira, por meio de consulta pública que reuniu quase três mil contribuições durante dois anos de trabalhos. Para uma profissão milenar, que tem na essência a atenção à saúde   do ser humano e da coletividade, quais benefícios podem ser extraídos da revisão implementada no modelo presente nos últimos 22 anos? O que um referencial de conduta pode interferir em políticas públicas de saúde, engessadas pelo subfinanciamento e desalinhos de gestão?

Acima de tudo, o novo Código reafirma a responsabilidade social da profissão, ao reposicionar, ampliar e aprofundar os princípios éticos da Medicina no Brasil. Estabelece, assim, um "contrato social" entre a Medicina e a sociedade, no sentido coletivo, e entre o médico e o paciente, no âmbito mais restrito. Exalta os valores que fundamentaram a boa prática médica, mas também se apresenta como uma carta de direitos que visa garantir aos médicos o exercício digno da profissão. Esta conjugação se reveste de grande responsabilidade social, onde a conduta médica é observada e avaliada de forma permanente. Daí as exigências de um comportamento exemplar, benevolente, cordial, humano, solidário e, sobretudo, para que o profissional empregue o melhor de seu conhecimento e técnica.


Disponível em https://www.crmpr.org.br/O-novo-Codigo-de-Etica-Medica-e-os-beneficios-a-sociedade



III.


EMPATIA


O que é a dor pra quem não a sente
como posso julgar se não sou vivente
adjetivar negativamente, não!
Me fazer solidário ou julgar-me incompetente


A penitência nem sempre é física
a dor quase sempre é psíquica
dor que não sinto e sinto ao mesmo tempo
sinto por simpatia ou simplesmente, sentimento


Contudo, acho que o mínimo é seguir crescendo,
lutando a luta do outro, sofrendo e aprendendo.
Se esconder de baixo da cama não é o caminho,
o jeito é darmos as mãos, porque nada muda sozinho.


Disponível em: < https://www.escritas.org/pt/n/t/61702/empatia >. Adaptado




Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base na reflexão que propiciam a respeito dosposicionamentos apresentados,   produza, na norma-padrão da língua portuguesa, uma dissertação argumentativa sobre o tema O novo Código de Ética Médica: os princípios da prática profissional na adoção de novas tecnologias e a normatização das relações do médico com pacientes, com outros médicos e com a sociedade em geral.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contexto.online1000@gmail.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

Explore

Blog 1

Blog 2

Redes Sociais

Transparência

Termos de Uso

Politíca de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Onlinte

Jequié-BA

Copyright © 2021 Contexto Online