O CRIME DE CONTRABANDO EM TERRITÓRIO NACIONAL

• Nesta proposta, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROPOSTA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

• Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

• Na Folha de Texto Definitivo, a presença de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da sua prova discursiva.

• Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 13,00 pontos, dos quais até 0,60 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).


"Quinto maior país do mundo e localizado no coração da América Latina, o Brasil faz fronteira direta com dez vizinhos. Ao todo, são mais 17 mil quilômetros de fronteiras marcadas por terra e água, tornando o monitoramento completo da área uma missão quase impossível e facilitando a entrada ilegal dos mais diversos produtos - de eletrônicos a cigarros. 

     Um estudo encomendado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) apontou que, no ano passado, 54% dos cigarros consumidos no Brasil tinham origem ilegal. Apenas 4% destes são produzidos dentro do território brasileiro, em fábricas clandestinas. Todo o restante vem do Paraguai, entrando ilegalmente pela fronteira com o Paraná e o Mato Grosso do Sul. "


https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/dentro-da-lei/por-onde-chega-e-para-onde-vai-o-contrabando-no-brasil-4lnzzplw492mmmole8o8a0mbg/



Considerando que as informações precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:


O CRIME DE CONTRABANDO EM TERRITÓRIO NACIONAL


Em seu texto, apresente, de forma clara e fundamentada, a definição de crime de contrabando, apresentando as circunstâncias que integram esse tipo penal; [valor: 4,00 pontos] e discuta:


1) as principais mercadorias e cargas contrabandeadas em solo nacional; [valor: 2,80 pontos]

2) os impactos do contrabando de mercadorias e cargas para a economia e a saúde pública; [valor: 2,80 pontos] 

3) medidas eficazes de combate ao contrabando de mercadorias e cargas por parte da Polícia Federal brasileira. [valor: 2,80 pontos]

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp