O combate ao consumo de drogas no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:O combate ao consumo de drogas no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 


TEXTO I 


No dia 11 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que estabelece uma nova Pnad (Política Nacional sobre Drogas). Ele revoga o documento anterior, assinado em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre outras medidas, a nova política prevê a adoção de um modelo de tratamento de usuários de drogas cuja meta é torná-los abstêmios, sem previsão de alternativas como a redução de danos. Também prevê mais repasses de verbas do Estado para as chamadas “comunidades terapêuticas”, entidades privadas para internação temporária de usuários, que costumam ser ligadas a grupos religiosos.

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/04/17/O-que-Bolsonaro-alterou-na-Pol%C3%ADtica-Nacional-sobre-Drogas


TEXTO II 


Lei de drogas é 'fator chave' para aumento da população carcerária, diz ONG


A Lei de Drogas (Lei 11.343) aprovada em 2006 - que endureceu penas para traficantes e as abrandou para usuários - é "um fator chave para o drástico aumento da população carcerária no Brasil", afirma o 27º relatório global da organização Human Rights Watch. Segundo o documento, em 2005, 9% dos presos no Brasil haviam sido detidos por crimes relacionados às drogas. Em 2014, eram 28%. Para a ONG, a falta de clareza da legislação acabou levando muitos usuários a serem condenados como traficantes. 

De acordo com o documento, em 2005, 9% dos presos no Brasil haviam sido detidos por crimes relacionados às drogas. Em 2014, eram 28%. Para a ONG, a falta de clareza da legislação acabou levando muitos usuários a serem condenados como traficantes.

https://g1.globo.com/politica/noticia/lei-de-drogas-e-fator-chave-para-aumento-da-populacao-carceraria-diz-ong.ghtml


TEXTO III

http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170424-094329-001.pdf

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp