O Brasil e a crise de refugiados

INSTRUÇÕES:

• Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.

• Transcreva seu texto na Folha de Redação, usando caneta de tinta azul ou preta.

• Não utilize letra de imprensa.

Será anulada a Redação

— redigida fora do tema proposto;

— apresentada em forma de verso;

— escrita a lápis ou de forma ilegível.

— Não articulada verbalmente ou montada com fragmentos dos textos da Prova.

— Assinada fora do espaço adequado constante no cabeçalho da Folha de Redação.


I.

“ Em primeiro lugar, é importante entender por que se consideram algumas pessoas que deixam seus países migrantes, enquanto se chamam outras de refugiados. Essa definição existe desde a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, que afirma que refugiados são pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais e que não possa ou não queira voltar para casa.

Hoje em dia também são considerados refugiados aqueles que fogem de seu país de origem por causa de conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos. A Convenção de 1951 também determina casos em que a pessoa não tem direito ao status de refugiado, como quando o migrante é criminoso de guerra”.


Fonte: http://www.politize.com.br/o-brasil-e-a-crise-de-refugiados/


II.


III.

“O Brasil deixou de ser um destino acolhedor para os refugiados. No ano passado, o governo endureceu a concessão de vistos para quem pediu asilo no País, e a queda em relação a 2015 chegou a 28%.

Foram 886 solicitações de refúgio deferidas em 2016, contra 1.231 no ano anterior. Menos da metade dos pedidos recebidos foi atendida, demonstram dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão interministerial que cuida do assunto e é presidido por um representante da pasta da Justiça. 

Segundo o Conare, houve aumento de solicitações de refúgio fora dos critérios, o que explicaria a alta nas negativas. No ano passado, muitos dos pedidos, aponta o comitê, tinham motivação econômica.

Uma nova regra do Conare tende, porém, a dificultar os processos. Em vigor desde 1º de janeiro, a Resolução 23 obriga o solicitante de refúgio em viagem ao exterior a se submeter ao “regime de vistos em vigor” para retornar ao Brasil. Os expatriados recebem um protocolo, espécie de documento de permanência provisório”.


Fonte: https://www.cartacapital.com.br/revista/942/brasil-de-portas-quase-fechadas-aos-refugiados



A partir da leitura e da reflexão sobre o que é tratado nos trechos de apoio, escreva, na norma padrão da língua portuguesa, uma dissertação argumentativa sobre a questão: O BRASIL E A CRISE DE REFUGIADOS. Partindo de seu ponto de vista, apresente os argumentos que sustentam sua posição.





Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp