O AUMENTO DOS CASOS DE TRANSTORNOS MENTAIS ENTRE AGENTES FEDERAIS

• Nesta proposta, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROPOSTA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

• Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

• Na Folha de Texto Definitivo, a presença de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da sua prova discursiva.

• Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 13,00 pontos, dos quais até 0,60 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).


Cuidar da saúde mental não é bobeira, mas sim um assunto sério. A campanha do Setembro Amarelo anualmente visa conscientizar as pessoas quanto ao suicídio, que pode ser agravado pela falta de cuidado da mente. E, por isso, a Polícia Federal e suas categorias defendem mais psicólogos na corporação. De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), este sempre foi um grande tabu entre os servidores e comandos das forças de Segurança Pública no Brasil. Mas, que precisa sempre ser reforçada. Ainda mais com o aumento nos índices de suicídio, especialmente entre policiais federais - disparando um grande alerta para a categoria. 

Em cinco anos, 50 servidores da Polícia Federal cometeram suicídio. Segundo a Fenapef, o que torna a situação ainda mais grave e liga um alerta para este cenário é a falta de um programa de prevenção e enfrentamento da "epidemia" de suicídios, principalmente para quem enfrenta problemas de saúde. A federação revela que, atualmente, o que existe, de fato, é uma norma interna entre os órgãos da Segurança Pública que prevê: recolhimento da arma para quem é afastado por problemas de saúde ligados à psiquiatria. Mas, de certo modo, essa medida em pessoas que exercem cargos policiais pode aumentar ainda mais o estigma da situação. É sempre importante citar, lutar e fomentar a prevenção ao cuidado da saúde mental - seja em que categoria for.


https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/policia-federal/concurso-pf-2020-fenapef-psicologos

https://fenapef.org.br/gatilho-para-suicidio-doencas-mentais-viram-epidemia-entre-policiais/




Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo com o tema:


O AUMENTO DOS CASOS DE TRANSTORNOS MENTAIS ENTRE AGENTES FEDERAIS


Em seu texto, explane, de forma clara e fundamentada, os impactos na Saúde Mental dos policiais brasileiros [valor: 4,00 pontos]. A partir disso, desenvolva também os referidos pontos:


1) os gatilhos do desencadeamento dos transtornos mentais entre policiais; [valor: 2,80 pontos]

2) os estigmas relacionados às doenças mentais na corporação; [valor: 2,80 pontos]

3) políticas públicas de saúde mental para os agentes federais de segurança. [valor: 2,80 pontos]

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp