O aumento do desmatamento e das queimadas no Brasil



INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. 

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. 

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: 

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”. 

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.


TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

 

Ao contrário do que muitos pensam, os incêndios na Amazônia e no Pantanal não são naturais ou normais. Apesar de acontecerem regularmente, são causados por humanos e, desde o dia 16 de julho de 2020, estão proibidas, ou seja, são criminosas. Na Amazônia brasileira, o fogo está frequentemente ligado ao desmatamento, pois esta é uma ferramenta para finalizar o processo e “limpar” a área. O fogo também pode ser usado para limpar pastos, e isso pode afetar áreas protegidas da floresta, já que o fogo pode fugir do controle, se alastrar e causar até incêndios florestais. Outro uso do fogo é como instrumento de desmatamento. Após degradar a floresta, tirando as árvores mais preciosas e derrubando as plantas que ficam abaixo das copas das árvores, a floresta seca e fica suscetível ao fogo.


https://doe.greenpeace.org.br/proteja-amazonia-das-queimadas/

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “O aumento do desmatamento e das queimadas no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.