LETALIDADE E VITIMIZAÇÃO POLICIAIS: UMA RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO

PROVA DISCURSIVA

01 (redação)

Associado ao confronto direto entre traficantes e policiais, o aumento da criminalidade nas cidades brasileiras tem sido caracterizado por uma relação diretamente proporcional entre mortes de civis e de policiais. Estudo da FGV DAPP feito a partir de dados da ferramenta DataCrime, que congrega estatísticas sobre violência, efetivo e cárcere nos estados brasileiros, mostra que há uma correlação entre vitimização policial (morte de policiais) e letalidade policial (morte provocada por policiais) nos últimos anos. Os dados da ferramenta, que são disponibilizados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública (ABSP) [1], indicam que quando há um aumento da letalidade policial também é observado um aumento da vitimização policial. Ou seja, é possível dizer que o volume de mortes de civis provocadas por policiais, de certa forma, influencia no número de mortes de policiais ou vice-versa. Essa correlação foi verificada tanto para policiais em serviço como fora dele. Apesar de estar presente nos dois casos, observa-se que essa correlação é mais alta quando consideradas as mortes de policiais em momentos de folga. Também se pode afirmar que, especificamente, durante a atuação policial há um maior número de vítimas, inclusive entre os membros da corporação policial.

Entre as regiões do Brasil, o Sudeste foi a que contabilizou quantitativamente maior número de mortes de agentes de segurança e de mortes por ação policial, destacando-se das demais. Dentre os estados brasileiros, verifica-se que as unidades da federação que contabilizaram maior número de mortes de civis devido a ações policiais, em 2017, foram Rio de Janeiro (1.127), São Paulo (940), Bahia (668), Pará (388) e Paraná (365). Já os estados que registraram mais policiais mortos foram Rio de Janeiro (104), São Paulo (60), Pará (37), Ceará (25) e Pernambuco (24).

Esta análise buscou apontar que o Brasil tem tido dificuldades em garantir o direito à segurança e à vida tanto para seus agentes de segurança quanto para a população de forma geral. Nesse contexto, este estudo foi dedicado à exploração desses dois fenômenos: a vitimização e a letalidade policial, visando compreender a relação estabelecida entre elas e o resultado de aproximadamente 40 anos de políticas públicas de segurança voltadas para o combate ao crime organizado, com base na ostensividade. Esta análise se aproximou das hipóteses de que ambos os fenômenos fazem parte da mesma dinâmica de violência e de que os resultados alcançados são pouco efetivos na queda dos indicadores criminais.

http://dapp.fgv.br/analise-aponta-relacao-entre-numeros-de-letalidade-e-de-vitimizacao-policial-no-pais/

Com base no trecho acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, faça uma redação como, no mínimo, 20(vinte) linhas e, no máximo, 30(trinta) linhas, com o TEMA:

 

LETALIDADE E VITIMIZAÇÃO POLICIAIS: UMA RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp