Igualdade e justiça no Brasil: Uma questão controversa

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Igualdade e justiça no Brasil: Uma questão controversa.”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

A Justiça e o Estado de bem-estar social

Essa ideia parte do princípio de que não é possível falar em desenvolvimento de uma sociedade considerando apenas o crescimento econômico. Nesse sentido, a noção de justiça social está atrelada à construção do que é chamado de Estado de Bem-Estar Social, isto é, um tipo de organização política que prevê que o Estado de uma nação deve prover meios de garantir seguridade social a todos os indivíduos sob a sua tutela, o que significa que o acesso a direitos básicos e as ações de seguridade social devem ser estendidos a todos

Ações que buscam estabelecer a Justiça Social

A justiça social parte do preceito de que, para que se alcance um ponto em que a convivência social torne-se “justa”, é necessário que se estabeleça certa compensação para aqueles que começaram a vida social em desvantagem. É desse princípio que partem ações como a instituição de um salário-mínimo, o seguro-desemprego, cotas raciais e as demais ações de seguridade social.

As ações que buscam facilitar a inserção da população em situação mais carente ou que possui o acesso à educação prejudicado são necessárias em virtude da desigualdade educacional e econômica que vitimiza o sujeito também em sua posição social, fato que torna cada vez mais rígida a escala social em que vivemos.

Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/justica-social.htm>

Texto 2

Disponível em:<http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17200&revista_caderno=9>


Texto 3

 Estudo mostra que humanos preferem justiça a igualdade

            Muitos estudos de laboratório de economia comportamental e psicologia evolutiva sugerem que há uma tendência humana a se opor à desigualdade.

Por exemplo, crianças de seis anos, que recebem a tarefa de distribuir um número ímpar de borrachas de apagar entre dois garotos que arrumaram o quarto, insistem para o pesquisador jogar fora a borracha sobressalente, em vez de dar uma borracha a mais para um deles. Comportam-se assim até mesmo quando não correm o risco de conhecer os garotos (ou seja, quando não há possibilidade de reprovação).

Entre adultos, jogos de laboratório mostram que voluntários preferem não ganhar prêmio algum a aceitar uma divisão muito desigual de um prêmio. E se dispõem a gastar o próprio dinheiro para punir quem foi egoísta ao dividir dinheiro com os outros.

Se o viés da igualdade é resultado da evolução, então é possível encontrar rastros dele em outros primatas, com quem compartilhamos uma boa parte da nossa história evolutiva. E há diversos exemplos disso.

Disponível em:<http://www.valverdeuchoa.com.br/externo/1384552/estudo-mostra-que-humanos-preferem-justica-igualdade>

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp