Efeito do uso de celular no trânsito

A partir da leitura dos textos de apoio abaixo e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Efeito do uso de celular no trânsito". Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.


TEXTO I

De acordo com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. E nos Estados Unidos, em 2016, 3.450 pessoas morreram em acidentes causados por distração. É o que mostram os números da NHTSA (Administração Nacional de Segurança Viária). Ainda de acordo com a instituição, o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito.

Disponível emhttps://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/05/uso-de-celular-ao-volante-e-terceira-maior-causa-de-mortes-no-transito-no-brasil.html


TEXTO II

Um estudo realizado pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) revelou que alguns motoristas chegam a ficar entre 4 e 5 segundos sem prestar atenção na via enquanto manuseiam o celular.

Isso equivale, segundo o estudo, a percorrer uma distância de 12 carros populares enfileirados com os olhos completamente fechados — se o condutor estiver trafegando a uma velocidade de 80 km/h.

Responder a uma mensagem no WhatsApp é ainda mais perigoso. Estima-se que o tempo gasto para tal pode variar entre 12 e 23 segundos, o que equivaleria a percorrer uma distância de um campo de futebol com os olhos vendados ou fechados.

“Usar o celular ao volante tira completamente a atenção do motorista. A uma velocidade de 100 km/h, se percorre uma enorme distância em apenas poucos segundos, por isso uma distração pode ser fatal”, o advogado especialista em trânsito Renato Campestrini, gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) à Agência Brasil.

Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/entry/usar-celular-dirigir_br_5c46214ae4b0bfa693c63898. 


TEXTO III

O artigo 252 do Código de Trânsito diz, no inciso V, que é infração média "dirigir o veículo com apenas uma das mãos" --o que já proíbe o motorista de segurar qualquer objeto (eletrônico ou não) ou fumar com o veículo em movimento, por exemplo. A pena prevista é de quatro pontos e multa de R$ 130,16. Uma lei de 2016, no entanto, acrescentou um parágrafo único a esse mesmo artigo, aumentando a infração para gravíssima caso o condutor esteja "segurando ou manuseando telefone celular". O texto prevê multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira. "Isso significa que o motorista flagrado três vezes com o celular na mão já pode ter a CNH suspensa", explica o advogado.

Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/04/10/pode-fone-e-bluetooth-o-que-diz-a-lei-de-transito-sobre-uso-de-celulares.htm. 


TEXTO IV

A Seguradora Líder, que administra o DPVAT, lançou um relatório especial para marcar a Semana Nacional de Trânsito e mostra um dado assustador.

Em 10 anos, foram mais de 485 mil indenizações por mortes no trânsito em todo o Brasil. Para dar uma ideia de comparação, a Guerra da Síria deixou mais de 360 mil mortes desde 2011, quando foi iniciada.

Ou seja, de acordo com o Relatório, o trânsito brasileiro gera mais mortos do que uma guerra civil.

Disponível em:https://portaldotransito.com.br/noticias/estudo-mostra-que-em-10-anos-o-transito-brasileiro-matou-mais-que-guerra-da-siria/


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp