Como o banco do Brasil tem mantido seu compromisso com um futuro sustentável?

Em 2019, o BB é reconhecido como a instituição financeira mais sustentável do mundo, figurando entre as 10 corporações mais sustentáveis no ranking Global 100 da Corporate Knights, anunciado em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial. A fim de orientar uma reflexão sobre sustentabilidade, apresentam-se textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.



TEXTO I


A Sustentabilidade Empresarial é um aspecto transversal à gestão dos negócios e dos processos. Acreditamos na viabilidade de conciliar os interesses dos acionistas com negócios social e ambientalmente sustentáveis mediante o estabelecimento de relações éticas e responsáveis com os diversos públicos de interesse. Disseminamos a toda a

cadeia de valor a importância da incorporação dos princípios da sustentabilidade no planejamento e na execução de ações. Com o objetivo de gerar valor para os públicos de interesse e minimizar eventuais impactos negativos, temos lideranças comprometidas com o desafio de conciliar a competitividade empresarial com a construção de uma

sociedade mais justa e inclusiva.


( https://api.mziq.com/mzfilemanager )


TEXTO II


Decorrente da realidade ecológica e de empresas cada vez mais competitivas surge, na atualidade, um diferencial notável nas organizações: a responsabilidade socioambiental. A implantação de programas com esse cunho dentro das empresas está condicionada a uma gama de fatores para lograr êxito, como programas adequados, contextualizados e bem instituídos, incluindo mensuração de resultados, envolvimento dos colaboradores, dentre outros. Na busca por uma perspectiva melhor para o futuro, surgem inúmeros estudos acerca do comportamento e da percepção apresentados por funcionários de diferentes instituições bancárias frente ao desenvolvimento sustentável, diante das políticas já instituídas nas empresas.


( http://revista.ecogestaobrasil.net/v6n14/v06n14a23.pdf )


TEXTO III


A pergunta-tema da palestra de cinco anos atrás ainda está no ar: qual seria o papel de um banco para a sustentabilidade? O setor financeiro realmente tem um papel preponderante na economia mundial. “Eles alocam recursos escassos entre os setores e atividades econômicas”, dizia um empolgado asiático naquela palestra, parecendo ter saído direto de sua aula de economia na faculdade. O homem-aranha diria aos bancos: “quem tem um grande poder deve arcar também com uma grande responsabilidade”. De fato, hoje já não se engole mais o discurso das instituições financeiras que se intitulam ‘sustentáveis’ pelo simples fato de usar papel reciclado, ter políticas de diversidade para os funcionários e usar energia renovável nos prédios administrativos. Ainda que sejam ações importantes, que servem de base para entender também seus impactos indiretos.


(https://www.bcb.gov.br/pre/boletimrsa/BOLRSA200803.pdf)


Tomando como ponto de partida essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, defendendo e justificando sua posição a respeito da seguinte questão:


"Como o banco do Brasil tem mantido seu compromisso com um futuro sustentável?"


No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita padrão;

b) manter a abordagem nos limites da proposta, sendo apenado caso copie ou parafraseie texto alheio;

c) redigir o texto no tipo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas;

d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.


Apresentação da redação

a) O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação;

b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta e em letra legível;

c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou qualquer outro sinal.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp